Com cerca de 120 milhões de usuários individuais no Brasil, o Whatsapp é a ferramenta mais utilizada pelos Brasileiros, ficando apenas atrás da índia. Vale destacar que, além de ser uma rede social, o whatsapp também tem servido como uma poderosa aliada nas vendas durante a pandemia. Dessa maneira, para quem deseja alavancar os seus resultados, as vendas por whatsapp durante a pandemia se mostram um excelente caminho a se seguir.
Atire a primeira pedra quem ainda não se pegou procurando o WhatsApp de uma determinada loja, em busca daquela compra desejada, especialmente agora durante a pandemia do novo coronavírus?
De acordo com um um estudo realizado pela Dunnhumby (empresa global de ciência de dados do cliente), que entrevistou cerca de 1.100 brasileiros, o percentual de usuários que realizaram compras pelo aplicativo, cresceu 31% durante os meses de pandemia.
Segundo Fabiano Coser, sócio e administrador da clínica de estética Faccino: “Se não fossem as vendas por whatsapp durante a pandemia, teria que dispensar os meus funcionários. Como eu os manteria com o faturamento zero?”. Fabiano ainda complementa afirmando que, através das vendas virtuais, realizadas pelo whatsapp, conseguiu se livrar da crise imposta pelo novo coronavírus (Covid-19).
Com a sua clínica de estética temporariamente fechada desde o dia 17 de março, até 7 de julho, Coser esclarece que fez alguns cálculos, e percebeu que conseguiu faturar 30% do que foi vendido no mesmo período do ano anterior. Se for levado em comparação com outras empresas do ramo, que tiveram que fechar as portas, essa porcentagem são bem positivas.
WhatsApp Marketing
O empresário afirma que hoje, o Whatsapp é a sua principal ferramenta de vendas durante a pandemia.
“Logo que abrimos a clínica, há 3 anos, fizemos Instagram e Posts patrocinados, mas descobrimos que não é tão simples vender em redes sociais. Então, de um ano e meio para cá, investimos no WhatsApp e, a partir da Black Friday, compramos um programa de WhatsApp Marketing, o que facilitou muito, já que percebi que, quando usamos a rede de transmissão normal, só as pessoas que têm o seu contato salvo recebem mensagens” afirma Coser.
Outro ponto positivo destacado por Fabiano Coser, é a lista de interatividade. Para facilitar as vendas por whatsapp durante a pandemia, o empresário cadastrou todos os clientes que tinham ficha na clínica, e geralmente conversa com eles uma vez por mês. Além disso, Coser afirma que, os clientes podem realizar tudo pelo aplicativo, como: pagar, cancelar e marcar outras consultas.
Vale destacar que, grandes empresas, como as lojas de departamentos Renner, também decidiram acelerar o processo de transformação digital, durante o período de quarentena.
A assessoria de comunicação da rede Renner, diz que: “As vendas pelo aplicativo WhatsApp, estava planejada inicialmente para 2021. Porém, a modalidade foi desenvolvida e colocada em funcionamento em cerca de uma semana, logo após o início da pandemia de covid-19.
Maior conforto para os clientes
As vendas por whatsapp durante a pandemia podem gerar maior conforto para os clientes. Para a Renner, esse serviço é voltado ao público que se sente mais confortável em interagir com um atendente.
“Ao mandar mensagem para o número disponível no site e Instagram da Renner, o cliente é atendido por um chat bot que pergunta a sua localização e, por meio de inteligência artificial, o direciona para o atendimento da loja mais próxima de sua residência. A partir desse momento, basta o consumidor escrever o que está procurando para iniciar a conversa”, afirma a Renner, em nota enviada ao site Metrópoles.
Além disso, a empresa ressalta que, desde o lançamento do serviço, em abril, as vendas por whatsapp durante a pandemia quadruplicaram.
Pagamento das compras realizadas pelo Whatsapp
A forma mais comum para realizar o pagamento das compras realizadas pelo WhatsApp, acaba sendo os cartões de crédito ou débito, que é feito a partir de um link, enviado por meio do próprio aplicativo de mensagens.
De acordo com os números registrados pela Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros, confirma o sucesso que é esta nova modalidade de vendas por whatsapp durante a pandemia.
O Super Link, lançado há mais de dois anos pela empresa, teve um aumento em sua base de clientes ativos, entre março e agosto, da ordem de 825%. O volume transacionado nesse período, a partir desse meio de pagamento, cresceu 677%.
Dicas para realizar vendas através do WhatsApp
Dado o sucesso das vendas por whatsapp durante a pandemia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou algumas dicas para quem deseja impulsionar suas vendas neste período. Confira abaixo!
1. Utilize listas de transmissão, não grupos
O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isto é interessante, visto que você consegue a atenção do seu cliente, que vai acabar visualizando a sua mensagem, de uma forma ou de outra.
2. Ofereça conteúdo
Explorar o aplicativo, com o uso de áudios, vídeos e textos, e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais, é outra opção.
3. Utilize o WhatsApp Web
Acessar o WhatsApp na tela de qualquer computador pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos, bem como facilitar na hora de realizar as vendas por whatsapp durante a pandemia.
4. Construindo audiência via Instagram e Facebook
É legal também divulgar o número da empresa em diversas plataformas.
5. Crie uma campanha de vendas
Faça uma série de mensagens persuasivas para vender o seu produto/serviço para os seus clientes. Promoções são sempre interessantes e válidas.
Fonte: Metrópoles
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