Foi anunciado hoje, na manhã desta terça-feira (11/08), que a Vacina da Rússia contra Covid 19, foi a primeira a ser aprovada em todo o mundo.
A declaração foi realizada pelo próprio presidente russo, Vladimir Putin, afirmando que o país foi o primeiro a registrar oficialmente uma vacina contra o coronavírus, e declará-la pronta para uso, apesar do ceticismo internacional.
Dessa maneira, com a aprovação da vacina, é possível que já iniciem o processo para a imunização em massa da população do país.
Contudo, vale destacar que, o estágio final dos ensaios clínicos (Fase 3), ainda está sendo aplicada. Ainda sim, O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, afirmou que, até o momento, a vacina da rússia contra covid 19 mostrou eficácia e segurança nos testes.
A velocidade com que a Rússia está se movimentando para lançar sua vacina, mostra claramente a sua determinação em vencer a corrida global por um produto eficaz. No entanto, isso gera muitas preocupações, visto que, é possível que o país esteja colocando o prestígio nacional acima da ciência e da seguranças sólidas.
Apesar do anúncio, Vacina da rússia contra covid 19 gera algumas dúvidas
Uma das dúvidas mais comum, que se passa em todo o mundo nesta terça feira (11/08) é: A vacina da Rússia contra covid 19, é, de fato, segura e eficaz?
Diversos cientistas nacionais e internacionais têm alertado que, a pressa em começar a usar a vacina antes dos testes da fase 3 – que normalmente duram meses e envolvem milhares de pessoas – pode ser um problema
Os testes da fase 3, que exige que um certo percentual de participantes seja exposto ao vírus para observar o efeito da vacina, é normalmente considerado um requisito necessário e essencial para uma vacina receber aprovação regulatória.
Apesar disso, Putin comenta que a Vacina da Rússia contra Covid 19: “[…] Funciona de maneira bastante eficaz, forma uma forte imunidade e, repito, passou em todos os testes necessários”.
OMS está em contato com a Rússia para averiguar e discutir sobre o imunizante
A OMS (Organização Mundial da Saúde) já está em contato com as autoridades russas, para saber sobre o andamento das pesquisas relacionadas a vacina da rússia contra covid 19.
Por enquanto, a vacina ainda não passou por uma avaliação da entidade internacional. De acordo com a entidade, qualquer vacina que seja considerada para ser pré-qualificada precisa passar por um exame “rigoroso” no que se refere “segurança e eficiência”
De acordo com os dados da OMS, referente as mais de 160 vacinas pelo mundo que estão sendo pesquisadas, a vacina da rússia contra covid 19 não aparecia em fase avançada, de acordo com a última atualização do documento, em 31 de Julho.
Mais de 100 vacinas possíveis estão sendo desenvolvidas em todo o mundo para tentar frear a pandemia de covid-19. Pelo menos quatro estão em testes finais de Fase 3 em humanos, de acordo com dados da OMS.
Fontes: Estadão – O Globo – Uol
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: