De acordo com uma reunião realizada com investidores, na última terça-feira (15), foi informado que, a vacina da Pfizer, que está sendo produzida em parceria com a alemã BioNTech, apresentou efeitos colaterais entre leves e moderados, em uma parcela de participantes do estudo.
A farmacêutica afirmou que, os efeitos colaterais observados no teste foram; dor de cabeça, dores musculares, calafrios e fadiga. Já em outros participantes do estudo clínico, a vacina da pfizer desenvolveu febre, incluindo febres altas.
No entanto, os dados são ocultos ainda, o que significa que a Farmacêutica Pfizer, neste primeiro momento, não sabe quais pacientes receberam a vacina ou o placebo.
Segundo Kathrin Jansen, chefe de pesquisa e desenvolvimento de vacina da pfizer, enfatizou que, o comitê independente de monitoramento dos dados, tem acesso aos dados não ocultos, para que dessa maneira eles possam notificar a empresa, se tiveram alguma preocupação com a segurança das vacinas. No entanto, o comitê não notificou a farmacêutica até o momento, o que pode indicar que os resultados dos testes estão dentro do esperado.
Vacina da Pfizer pode chegar até o final do ano, segundo farmacêutica
Nesta semana, o presidente da Pfizer, Albert Bourla, informou que, os americanos podem receber a vacina até o final deste ano. Em entrevista para a emissora americana – CBS, o executivo diz que companhia está otimista, e acredita em um cenário “bem favorável” para o final do ano.
“É provável que os americanos recebam doses até o final deste ano. Não posso dizer o que a Food and Drug Administration (FDA) [agência reguladora de medicamentos dos EUA] fará, mas é um cenário provável e estamos nos preparando para isso”, afirma Bourla.
O presidente da farmacêutica também afirmou que, caso os resultados da vacina da Pfizer se mostrem positivos, a aprovação do medicamento deverá acontecer rapidamente. A companhia pretende divulgar os resultados dos seus testes clínicos durante o mês de outubro.
Por fim, o executivo também reconheceu que, caso a vacina da pfizer se prove ineficaz, a farmacêutica irá absorver sozinha o grande impacto financeiro. Isto porque, o executivo decidiu não aceitar financiamento do governo americano, para que fosse possível proteger a gigante farmacêutica de jogos políticos.
Números de voluntários que tomaram a vacina da pfizer é elevado
A última fase de testes da vacina da pfizer ainda está em andamento, sendo realizada com 23 mil voluntários ao redor do mundo, com idades que variam entre 18 a 85 anos.
Vale destacar que, desse total, mil pessoas foram testadas no Brasil, com voluntários nos estados da Bahia e em São Paulo.
Os demais voluntários estão repartidos em 39 estados dos EUA, assim como na Argentina e na Alemanha. A farmacêutica afirma que pretende chegar a um total de 30 mil voluntários.
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: