Pular para o conteúdo
Início » Uso emergencial da vacina da Janssen contra covid-19 é aprovada

Uso emergencial da vacina da Janssen contra covid-19 é aprovada

    doses vacinas covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou na semana passada (31/03), o uso emergencial da vacina da Janssen contra a Covid-19. A aprovação do novo imunizante no Brasil foi unânime dentre os colegiados de diretores (órgão composto por cinco integrantes).

    A Anvisa já havia concedido ao laboratório a certificação de boas práticas de fabricação (um dos processos para a autorização emergencial) em oito plantas. Lembrando que o laboratório Janssen é um braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

    O Ministério da Saúde já assinou um contrato para realizar a compra de 38 milhões de doses da vacina. Vale destacar que, um dos grandes diferenciais desse imunizante para os outros é a sua aplicação, que requer apenas uma única dose, o que acaba facilitando a logística de distribuição e de vacinação. 

    Eficácia da vacina e entrega das doses

    Segundo os dados apresentados pela Janssen, a eficácia global é de 66%, sendo 82% para o grupo de pessoas com mais de 65 anos. A resposta do corpo para ficar protegido contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) leva 14 dias após a aplicação.

    Gustavo Mendes, gerente-geral de medicamentos da Anvisa, detalhou que “A vacina se mostrou eficaz na população acima de 18 anos. É preciso observar reações alérgicas em até 5 horas após a aplicação. Os estudos mostraram que a vacina tem qualidade, com um perfil de segurança em que o risco é compensado pela eficácia demonstrada”.

    Em relação a entrega das doses, o governo afirmou que estava esperando apenas a Anvisa conceder o uso emergencial da vacina da Janssen, para que assim, fosse possível solicitar a sua entrega e encaminhar aos estados. 

    Com isso, o contrato prevê que os imunizantes deverão ser enviados ao Brasil entre o terceiro e quarto trimestre deste ano;

    • Entre Julho e Setembro, serão encaminhados 16,9 milhões de doses.
    • Entre Outubro a Dezembro – 21,1 milhões.

    Vacinas aprovadas no Brasil

    Agora com a aprovação do uso emergencial da vacina da Janssen, o total de vacinas aprovadas no Brasil se somam a 3, sendo elas; do Instituto Butantan/Sinovac – CoronaVac, e a da Fiocruz/AstraZeneca – de Oxford. 

    O uso emergencial foi elaborado para deixar mais rápida a aprovação de vacinas no país, no entanto só vale para a covid-19. O uso do imunizante fica liberado, mas para uma finalidade específica, como a vacinação de grupos prioritários, como profissionais de saúde, que estão mais expostos ao coronavírus, por exemplo.

    Em relação a vacina da Pfizer/BioNTech, o laboratório já possui o registro definitivo no País, porém ainda não está sendo aplicada.

    No fim de fevereiro, a Anvisa concedeu o registro, porém fez algumas ressalvas sobre a eficácia com as novas variantes do coronavírus, que são potencialmente mais transmissíveis, e também sobre os estudos se quem já se vacinou ainda pode transmitir o vírus. No entanto, apesar das observações, a agência considerou que os benefícios superam os riscos.

    A União Química, que comercializa a vacina russa Sputnik V, solicitou o uso emergencial no país no final de março, porém a Anvisa suspendeu o prazo de análise, de sete dias úteis, pois o laboratório não entregou todos os documentos requeridos.

    Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já comprou 562 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, que serão entregues até o fim de 2021.


    Fonte: Exame.com | G1.Globo

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: