Segundo uma pesquisa realizada pela Weseek, startup da empresa brasileira de classificados de emprego – Catho, revelou que, cerca de metade das empresas entrevistadas (48%) pretendem manter os processos de seleção online pós covid 19, para contratação de novos colaboradores.
O levantamento dos dados apontou que, o porcentual de empresas que realizavam o recrutamento 100% digital, quase dobrou durante o 4 mêses iniciais da pandemia do novo coronavírus, passando de 23% para 42%. Vale ainda destacar que, para elaborar a pesquisa foram consultadas mil empresas.
De acordo com o Co-fundador da Startup da Catho Weseek, João Kobayashi, afirma que a pandemia da covid-19 acelerou a implementação dos processos seletivos feitos inteiramente online, visto que faz parte da transformação digital que as empresas têm adotado.
Pontos positivos da seleção online pós covid
Em suma, para Kobayashi: “Tempo é dinheiro. Quando se faz um processo remoto, você consegue ser muito mais produtivo. Tanto candidato como empresa”, comenta o co-fundador da Weseek
Para a Cíntia Silva, analista de recrutamento e seleção do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), concorda que, a agilidade nos processos é um dos pontos positivos nos processos de seleção online pós covid, e afirma que, é possível que a seleção do novo colaborador seja realizada de forma mais personalizada.
Entretanto, apesar de economizar tempo, Kobayashi ressalta que, este tipo de seleção online pós covid, não é possível para alguns tipos de vagas, que dependem de habilidades técnicas que precisam ser avaliadas frente a frente.
Apesar desse pequeno contratempo, o co-fundador da Weseek considera o processo de seleção online pós covid interessante, principalmente para as organizações que adotaram o home office como uma nova forma de trabalho, visto que dessa maneira, é possível abrir um pouco mais o leque, e contratar funcionários de outras regiões,
Além disso, os processos seletivos 100% online tendem a fazer com que entrevistadores e candidatos às vagas sejam mais objetivos e tenham menos distrações.
Pontos negativos da seleção online pós covid
Em contrapartida, referente aos pontos negativos da contratação feita 100% online, Cintia comenta que, as entrevistas online impedem que os recrutadores avaliem algumas questões comportamentais.
“A gente não tem o olho no olho. É a observação de alguns comportamentos que não conseguimos no vídeo, já que, no online, o candidato está na zona de conforto dele, que é diferente estar na empresa”, explica a analista de recrutamento e seleção do CIEE.
Além disso, para Kobayashi, outro ponto negativo que pode ser considerado na seleção online pós covid, é em relação a algumas situações que fogem do controle, como diversos tipos de barulhos ou latidos de cachorro na hora das entrevistas. Os imprevistos causadas pela tecnologia, como a queda da conexão por exemplo, também podem ser um problema.
Segundo a pesquisa, para que as entrevistas remotas fossem realizadas com sucesso, cerca de 58% das empresas contrataram softwares de vídeo chamadas, e 22% de recrutamento integral online.
Fonte: Record – R7 – Folha Vitória
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: