Pular para o conteúdo
Início » Planejamento empresarial na pandemia de Covid-19: Veja sua importância

Planejamento empresarial na pandemia de Covid-19: Veja sua importância

    Gestores realizando planejamento empresarial na pandemia

    Geralmente, próximo do fim do ano, há uma certa corrida contra o tempo para realizar o planejamento estratégico e orçamentário para o próximo ano. Contudo, com a crise do novo coronavírus (Covid-19), fazer tal tarefa é difícil, tendo em vista a imprevisibilidade e a volatilidade no mundo. A vista disso, boa parte das organizações deixaram de realizar ou seguir o planejamento empresarial na pandemia, com medo do cenário incerto.

    Para Antonio Wrobleski, Presidente do Conselho da Pathfind – empresa com soluções de tecnologia para otimização da área logística, trade marketing e vendas – explica que, deixar de elaborar o planejamento empresarial na pandemia, por receio das incertezas, pode ser um erro brutal.

    Para defender a sua afirmação, Wrobleski comenta que: “Existe uma falsa premissa de que é necessário estar tudo calmo para que consigamos criar um planejamento a longo prazo, mas nunca vi uma empresa ou um país que estivesse em um momento propício para planejar. Sempre existem outras coisas acontecendo ao mesmo tempo e precisamos planejar enquanto o carro está em movimento. Não é uma característica exclusiva da pandemia, portanto não acredito em um mundo pré-pandemia e um pós, mas sim em um mundo em constante mudança e cada vez mais volátil, onde o fator humano ganha ainda mais força e que a saúde e os imprevistos devem ser considerados sempre.”

    Planejamento empresarial na pandemia não deve ser rígido, e sim flexível

    O presidente do conselho da Pathfind defende que o planejamento empresarial durante a pandemia de covid-19, seja estruturado para o próximo ano com uma visão abrangente, de 5 anos.

    Ele também destaca que, tal planejamento não deve ser rígido, tendo em vista que se deve considerar sempre os eventos que ocorrerão no decorrer desse tempo. Dessa maneira, o planejamento poderá ser sempre revisto e adequado às novas mudanças, de acordo com os acontecimentos e as oportunidades surgidas.

    Wrobleski, que atua no planejamento estratégico na área logística, há cerca de 30 anos, comenta que a digitalização é uma das principais ferramentas para conseguir gerar dados, e guiar o plano de ação da empresa. “A Digitalização nos dá o instrumento principal para criação de um bom planejamento: informação. Dados para analisarmos e, a partir deles, criarmos um planejamento para atingirmos nosso objetivo.”, explica.

    Para compreender a importância do planejamento empresarial na pandemia, Wrobleski comenta sobre o case da Suvinil, que foi reconhecida como Top of Mind na categoria Top performance, no Folha Top of Mind de 2020.

    A pesquisa realizada pelo Datafolha apontou que a lembrança da marca Suvinil subiu de 32% em 2019 para 42% em 2020.

    Case de sucesso: Suvinil

    Em uma entrevista realizada para a Folha, a Diretora de Marketing da Suvinil, Juliana Hosken, explica sobre esse aumento. A empresa identificou que, cerca de 7 em cada 10 pessoas pintariam a casa com maior frequência se a jornada fosse mais simples. A partir desses dados coletados, a empresa criou a “Pintura Virtual” nos pontos de vendas, tornando assim a escolha dos produtos mais intuitiva para os consumidores.

    No entanto, com a pandemia de Covid-19, tal planejamento empresarial teve que se reajustar. Dessa forma, a empresa reforçou a estratégia de marketing digital com conteúdo e e-commerce, para atender a demanda online, e se manter em contato com os consumidores.

    Ou seja, o aumento da lembrança da marca ocorreu pois, a Suvinil analisou os dados de mercado, entenderam o que os consumidores precisavam, e a partir desses dados, construíram um planejamento para chegar a este objetivo, sem deixar de fazer os ajustes importantes com a pandemia.

    Para Wrobleski, essa realidade pode e deve ser utilizada de forma integrada pela empresa, e não apenas pelo Marketing. É preciso olhar a empresa como um todo, e entender o que poderá ser otimizado, bem como as necessidades dos consumidores com base em informações reais. 

    “A digitalização veio, sem dúvida, como uma ferramenta e um acelerador para os negócios. Hoje é impensável qualquer área da empresa, do Recursos Humanos à Vendas não colocar a Digitalização em foco.”, explica o presidente da Pathfinder.

    A área de logística também deverá ter um papel fundamental no planejamento empresarial na pandemia

    A área de logística também é um ponto chave para o planejamento empresarial, segundo Antonio Wrobleski. 

    Isto porque, de acordo com o estudo “Temporada Black Friday 2020”, do Google, com o amadurecimento da Black Friday no Brasil, os serviços logísticos, tempo de entrega e as políticas de frete, passaram a ser considerados um diferencial na decisão de compra do consumidor. Contudo, boa parte das empresas não está dando a devida atenção ao seu processo logístico. 

    “O Natal está chegando e as tradicionais compras de última hora do brasileiro também. As empresas estão preparadas para otimizar sua entrega para o frete expresso ou para soluções omnichannel, como o Clique e Retire?”, questiona Wrobleski.

    Para contornar essa situação, o presidente da Pathfinder afirma que, é possível fazer tudo isso com base nos dados e um bom planejamento empresarial na pandemia. 

    “Não dá mais para estagnarmos as ações o crescimento da empresa por motivos externos, esperando que um milagre aconteça e o mundo volte a ser um pouco mais estável. É hora de traçar objetivos, fazer um planejamento e agir.”, finaliza Antonio.


    Fonte: Terra.com

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: