De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company – que faz consultoria de gestão global – foi revelado uma mudança significativa no comportamento digital das pessoas no ano de 2020; Cerca de 30% dos consumidores, de 8 países pesquisados, passaram a utilizar a forma de pagamento por aproximação na pandemia, como alternativa em relação ao uso do dinheiro físico.
Esta nova mudança de comportamento devido ao distanciamento social, para conseguir conter a pandemia de covid 19, surpreendeu os pesquisados, dado a velocidade em que está ocorrendo essa transformação. Segundo a Bain & Company, as mudanças de hábitos de tamanha proporção levariam anos para acontecer. No entanto, neste período de pandemia, levou apenas poucos meses.
O estudo também indicou que o Brasil ficou acima da média, visto que cerca de 35% dos consumidores adotaram o pagamento por aproximação na pandemia, colocando o país ao lado da índia, e abaixo apenas da China e do Reino Unido, onde a adoção dos QR Codes, pagamento por aproximação e o uso do cartão em aplicativos de celular atingiu mais de 40%.
Para compor estes resultados, a pesquisa foi dividida em duas etapas; uma com amostra de 10 mil pessoas, em 8 países, realizada pela empresa estadunidense Dynata; e a outra parte, com cerca de 20 mil consumidores, feita apenas nos Estados Unidos.
Medindo a lealdade dos clientes
Durante o levantamento sobre pagamento por aproximação na pandemia, também foi feito um outro estudo do Net Promoter Score (NPS), que é uma métrica que avalia a lealdade dos clientes com base nas respostas a simples perguntas, como; “Qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou colega?”.
Dessa maneira, em uma escala de 0 a 10, a Bain & Company averiguou que os entrevistados atribuíram às empresas de pagamento digital, notas mais elevadas do que as atribuídas aos bancos tradicionais, em relação a remessa de dinheiro.
Para a Bain & Company, este é um resultado muito promissor para os bancos digitais, dado o crescimento acelerado durante a pandemia de Covid-19, e também a significativa redução das visitas presenciais às agências bancárias.
Vale ressaltar que, as informações referente aos dados do Pix não foram consideradas na pesquisa.
Fonte: Tecmundo
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