De acordo com a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FEcomercioSP); cerca de 72% dos Brasileiros tiveram uma mudança no padrão de consumo durante a pandemia de Covid-19, nos últimos 6 meses.
O estudo mostra que, os setores mais impactados referente ao padrão de consumo durante a pandemia, ou seja, aqueles cujos consumidores reduziram as compras, foram; Roupas e Calçados (42%), Viagens a Turismo (30%), e Atividades Físicas (27%).
Vale ainda destacar que, entre os entrevistados, cerca de 22% também reduziram o consumo de bens essenciais, como alimentos e remédios. A pesquisa também mostrou que, mais da metade (54%) dos consumidores, realizaram cortes de gastos por conta da diminuição na renda no último semestre.
A mudança do padrão de consumo durante a pandemia, também fez com que 72% dos entrevistados passassem a cozinhar mais em casa. 42% afirmaram praticar mais atividades físicas no ambiente doméstico, enquanto apenas 14% passaram a comprar mais itens de construção ou decoração.
Dessa maneira, após a pandemia passar, os consumidores que recebem até um salário mínimo, poderão ir a compras de roupas e calçados (57%); enquanto aqueles que possuem renda entre um a dois salários mínimos, demonstraram mais interesse por compras de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (48%). Por fim, entre aqueles que recebem mais do que dez salários mínimos, 45% pretendem viajar assim que a pandemia acabar.
E-commerce
O comércio online também sofreu grandes mudanças no padrão de consumo durante a pandemia, tendo em vista os impactos referente ao distanciamento social.
A pesquisa da FEcomercioSP, mostrou que, o comércio online passou a ser mais utilizado por 46% dos consumidores. Entre esses consumidores que optaram pelas compras online, 41% são pessoas que recebem até um salário mínimo, e 39% são de pessoas que tem renda mensal acima de 10 salários mínimos.
O estudo também mostrou outra alteração no padrão de consumo durante a pandemia; 56% dos entrevistados afirmaram ter pedido mais comida por aplicativos, enquanto 37% compraram algum curso online para se aperfeiçoar.
Vale ainda destacar que, após o fim do isolamento social, 47% dos entrevistados pretendem voltar ao consumo online no mesmo nível pré pandemia. Entre os consumidores com idades de 18 a 35 anos, 64% passaram a pedir comida pela internet com maior frequência na pandemia, número que é de 49% entre os que tem mais de 35 anos.
Fonte: InfoMoney
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