Pular para o conteúdo
Início » Nova linha de crédito da caixa federal é disponibilizada para as empresas

Nova linha de crédito da caixa federal é disponibilizada para as empresas

    nova linha de crédito da caixa

    Uma nova linha de crédito da caixa está sendo disponibilizada para pequenas e médias empresas (PME), que foram afetadas pela crise do novo coronavírus (Covid-19). A linha de crédito começou a ser disponibilizada desde segunda-feira – 24/08. 

    O crédito para capital de giro, estabelecida pelo Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC), foi inicialmente concebida através da Medida Provisória (MP) – 975/2020, agora convertida em lei – Lei nº 14.042, de 19 de Agosto de 2020

    Vale destacar que, a nova linha de crédito da caixa é destinada para empresas com faturamento entre 360.000 e 300 milhões de reais ao ano. Além disso, o crédito é garantido pelo Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), podendo ser pago em até 60 meses, com a carência de 9 a 12 meses. Em relação aos juros, a porcentagem segue de 0,63% ao mês para pequenas empresas, e a partir de 0,53% para médias.

    Segundo o presidente do Banco, Pedro Guimarães: “A Caixa vai assumir, mais uma vez, o seu papel de instituição protagonista das políticas de crédito para empresas de pequeno e médio porte, apoiando aqueles que estão fazendo o Brasil retomar as atividades econômicas”. Guimarães também acrescenta que, a Taxa de Abertura de Crédito (TAC) foi zerada pela instituição financeira. 

    Como solicitar a nova linha de crédito da caixa?

    Segundo a Lei nº 14.042, de 19 de Agosto de 2020, há alguns critérios para que seja possível solicitar a nova linha de crédito da caixa:

    Empresas que obtiveram um faturamento de até 30 milhões de reais no ano de 2019, podem solicitar o crédito diretamente nas agências da Caixa, ou no site do banco. Já para as médias empresas que obtiveram um faturamento acima de 30 milhões, é necessário ir diretamente em uma das agências da caixa, para que os documentos e demais trâmites de contratação da nova linha de crédito da caixa sejam realizados.

    O Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), irá garantir até 80% do valor emprestado. Os sócios das empresas também podem utilizar garantias próprias adicionais.  Dessa maneira, o empréstimo poderá ser utilizado para adquirir máquinas e equipamentos; custear despesas operacionais, como pagamento de salários de funcionários/ compra de matérias-primas, mercadorias, entre outras opções.

    Por fim, o valor mínimo da nova linha de crédito da caixa é de até 15.000 reais, e o máximo até 10 milhões. Vale lembrar que, o valor da quantia é definida com base na avaliação de crédito de cada cliente.

    As contratações da nova linha de crédito da caixa podem ser realizadas até o dia 31 de Dezembro de 2020, podendo ser prorrogadas caso haja alteração legal, ou até a utilização do limite disponibilizado para a Caixa no Programa.

    Para mais informações detalhadas, recomendamos que acesse o site do BNDES:


    Fontes: Governo FederalExame

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: