Pular para o conteúdo
Início » Meditação no Trabalho durante a Pandemia de Covid 19

Meditação no Trabalho durante a Pandemia de Covid 19

    meditação no trabalho durante a pandemia de Covid 19

    Os impactos negativos da Covid 19 nas empresas, não estão apenas relacionados ao faturamento. É necessário também dar importância ao bem estar dos colaboradores, pois muitos estão tendo crises de ansiedade, estresse, e até mesmo sofrendo a síndrome de Burnout. E uma das formas de minimizar esse impacto, é praticar a meditação no trabalho durante a pandemia de Covid 19.

    Atualmente, tem se discutido muito a respeito da integração de práticas de bem-estar, como a meditação consciente na cultura corporativa pós Covid 19 de diversas empresas. E felizmente, essa integração pode estar bem próxima de ocorrer.

    Nos Estados Unidos, cerca de um terço dos americanos relatou ter experimentado altos níveis de sofrimento psicológico em algum momento durante este período, de acordo com uma pesquisa recente do Pew Research Center. Tais dados apenas revelam a importância da meditação no trabalho durante a pandemia.

    Além disso, as mulheres no trabalho estão experimentando aumento drásticos de ansiedade e depressão. Segundo uma pesquisa recente da Total Brain, os níveis de ansiedade entre as mulheres que trabalham aumentaram 52% desde fevereiro, contra 29% entre os homens que trabalham. A mesma pesquisa constatou que o nível de humor deprimido das mulheres trabalhadoras aumentou 83% contra 36% para os homens.

    A necessidade fervorosa de práticas acessíveis de saúde mental em nossa cultura corporativa vai além da necessidade crucial de apoio individual. A meditação no trabalho durante a pandemia traz benefícios duradouros, incluindo a construção de vínculos mais fortes entre os funcionários, o aumento da produtividade e o comportamento pró-social.

    Dessa maneira, confira abaixo alguns dos benefícios comprovados da meditação no trabalho durante a pandemia:

    1. A meditação pode reduzir o preconceito.

    Faz um tempo que a meditação é elogiada por aumentar a empatia e a compaixão. Agora, também estão sendo realizadas pesquisas sobre seu efeito positivo nos comportamentos pró-sociais, levando à redução do preconceito. Os resultados iniciais são promissores e ainda estão em andamento.

    Também estamos aprendendo mais sobre como a meditação no trabalho durante a pandemia cria uma “comunidade” e compaixão pelos outros. Essa conscientização dos outros é incrivelmente importante no gerenciamento de uma equipe, bem como na tomada de decisões comerciais inteligentes que impactam positivamente seu setor e a sociedade como um todo. Embora essas descobertas ainda sejam novas, há motivos para acreditar que elas estão envolvidas em alguma coisa.

    2. Meditação pode melhorar a cognição.

    Um estudo de 2018 liderado pela Universidade da Califórnia, em Davis, Center for Mind and Brain, e publicado no Journal of Cognitive Enhancement, revelou que uma maior capacidade de sustentar a atenção é desenvolvida por meio de treinamento intensivo em meditação. 

    Esses benefícios estavam presentes sete anos depois no acompanhamento do estudo. O aumento da cognição leva a melhorias nas estratégias de solução de problemas e tomada de decisão do cérebro, que apóiam o pensamento crítico e o gerenciamento de crises.

    3. A meditação no trabalho durante a pandemia pode neutralizar diretamente o estresse e o Burnout.

    Um benefício imediato e comprovado da meditação é o estresse reduzido e a diminuição do nível de cortisol em nossos cérebros e corpos. 

    Segundo um estudo de 2013, também do Center of Mind and Brain da UC Davis, confirmou a conexão entre mindfulness (atenção plena) e cortisol, no qual os participantes viram grandes benefícios em apenas algumas semanas de meditação.

    Resultados instantâneos e duradouros, com tempo mínimo de comprometimento, são os principais motivos para incorporar o “mindfulness”, e a prática diária da meditação no trabalho durante a pandemia

    4. A meditação em grupo pode levar a uma melhor colaboração

    A meditação no trabalho durante a pandemia, realizada em grupo, já está sendo usada com sucesso para aumentar a colaboração, a inovação e a qualidade do trabalho. 

    Enquanto a presença de meditação no local de trabalho estava crescendo pré-pandemia, é possível observar uma aceleração nas empresas, que exploram essas opções nos esforços para fortalecer a força de trabalho dispersa, à medida que avançamos sem indicações claras sobre quando e se o local de trabalho retornará ao seu estado pré-Covid-19.

    5. Meditação pode conter reações emocionais.

    A capacidade de conter fortes reações emocionais, levando a um melhor foco, é fundamental para a liderança compassiva. 

    Em um estudo publicado anteriormente pela APA, as pessoas que meditavam e praticavam a atenção plena estavam melhor equipadas para se desvencilhar de conteúdo emocionalmente perturbador. Elas também eram capazes de se concentrar melhor nas tarefas, em comparação com outros participantes que foram introduzidos no mesmo conteúdo, mas não meditaram.

    Como os líderes empresariais podem incorporar a meditação no trabalho durante a pandemia?

    Um dos maiores equívocos sobre meditação é dizer que precisa realmente trabalhar nisso por um longo período de tempo antes de poder sentir benefícios. Isso não é verdade.

    Embora a consistência seja importante, se você estiver pensando em incorporar a meditação no trabalho durante a pandemia, em sua cultura corporativa, comece a meditar por 1-3 minutos uma vez por dia.

    Incentive seus funcionários a fazer isso sozinhos, e agende lembretes delicados para fazer isso juntos em equipe uma vez por dia, como uma chance de um rompimento mental.

    Muitos líderes incorporam uma meditação de 90 segundos para iniciar ou encerrar uma reunião, que pode definir o tom da discussão ou ajudar a estruturar a mentalidade dos funcionários, e gerenciar os níveis de estresse na conclusão de uma reunião ou em um longo dia de trabalho.

    Alinhe sua primeira meditação no trabalho durante a pandemia com uma qualidade aspiracional, como gerenciamento de estresse ou colaboração. Esta prática de três minutos de meditação de gratidão é uma maneira inspiradora de começar uma prática. Outra maneira acessível de praticar é usar um mantra, que envolve repetir uma frase ou palavra como “paz” enquanto respira de propósito. Essas ações treinam a mente para criar caminhos positivos com resultados duradouros.

    Os benefícios que apenas cinco minutos por dia de meditação no trabalho durante a pandemia proporcionam, são trampolins que contribuem para a saúde mental positiva dos funcionários.


    Fonte: Forbes.com

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: