Com o objetivo de propagar uma maior conscientização para a redução de acidentes de trânsito, a campanha maio amarelo de 2021 traz neste ano um novo tema para ser discutido na sociedade; Respeito e Responsabilidade. Pratique no trânsito.
Desde o ano de lançamento do movimento maio amarelo, em 2014, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativo, planeja um tema diferente a cada ano para chamar a atenção da sociedade sobre diversos assuntos que contemplam o trânsito.
Diante disso, ao longo das 7 edições do Maio Amarelo, houve vários temas que foram abordados, desde “Atenção pela Vida”, em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida” do ano passado.
E neste ano de 2021, a campanha irá trazer uma reflexão sobre atitudes que frequentemente tem faltado nos últimos tempos e, não só no trânsito do dia a dia, como também em outros ambientes de convivência, que é a empatia.
Dessa forma, uma das principais mensagens que o movimento Maio Amarelo de 2021 deseja passar é; “não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!”
Para o diretor presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, esclarece que: “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?
Toxicologia Pardini também apoia o movimento Maio Amarelo!
Mesmo diante da pandemia de Covid-19, o cuidado no trânsito ainda continua, e com isso, sabemos que a segurança não pode ser deixada de lado.
A vista disso, a Toxicologia Pardini também têm contribuído com o movimento Maio Amarelo, por meio do exame toxicológico de larga janela de detecção, que visa identificar se houve o consumo de certas substâncias psicoativas por um indivíduo em determinado período de tempo, que normalmente varia entre 90 e 180 dias, sendo realizado através de amostras de cabelos ou de pelos do corpo.
Para ter uma noção da importância do exame toxicológico para um trânsito mais seguro, após 6 meses da implementação da lei federal 13.103/2015 (também conhecida como lei do caminhoneiro), que estabelece a obrigatoriedade da realização do exame aos motoristas habilitados nas categorias C, D ou E, o número de acidentes nas estradas reduziu cerca de 38%.
Outra contribuição relevante que vêm colaborar com o Maio Amarelo em 2021, é referente a Nova Lei de Trânsito (Lei federal n 14.071 – vigente desde o dia 12 de abril de 2021), que tem como objetivo atualizar diversos pontos do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.
E dentre uma dessas principais alterações efetuada por essa nova lei, está a obrigatoriedade de realizar o exame toxicológico periódico a cada 2 anos e meio (30 meses), para motoristas habilitados nas categorias C, D ou E, com idade inferior a 70 anos.
Este exame, popularmente conhecido como Toxicológico Periódico, também vêm somar com os esforços do Maio Amarelo para deixar o trânsito mais seguro, dado que, com uma frequência maior de análises, caso os motoristas que realizarem o exame indicarem resultados positivos para substâncias psicoativas, terão as suas CNHs suspensas.
Esta obrigação contribui de forma valiosa para a segurança no trânsito, pois tais medidas também ajudam a conscientizar os motoristas a não utilizarem substâncias psicoativas.
Viu só como a Toxicologia Pardini colabora com a campanha de Maio Amarelo? Acreditamos que juntos, podemos mudar o trânsito para melhor.
Portanto, pratique no trânsito o respeito e a responsabilidade. Faça a diferença!