A crise de covid-19 juntamente com o avanço tecnológico, obrigou boa parte das empresas a se adaptarem rapidamente para sobreviver. Com isso, surgiu a necessidade de contar com determinados profissionais com habilidades específicas para atender estas demandas. A vista disso, uma dúvida que surge no futuro, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores é: Quais habilidades profissionais no pós covid as empresas esperam adquirir?
A digitalização acelerada devido a covid-19, fez com que cerca de 67,8% dos empreendedores desenvolvessem soluções para vender on-line. É o que diz o relatório anual da Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina.
A pesquisa também mostrou que a maioria dos trabalhadores precisou investir na gestão de redes sociais (22,7%), e em canais para se comunicar com os clientes (20,3% em vendas pelo whatsapp e 15% na criação de site). Com essas informações, isso pode mostrar um pouco do que esperam dos trabalhadores quando se trata das habilidades profissionais no pós covid.
Adaptações às ferramentas digitais serão suficientes no pós covid?
Diversas áreas das empresas estão passando por transformações, e ao mesmo tempo outras estão surgindo. Desse modo, evoluir é sempre um ponto fundamental para acompanhar estas mudanças.
O conceito de “Lifelong learning”, que significa a atualização contínua referente à própria área de atuação, incorporando as chamadas soft skils, vem ganhando bastante destaque nesse período.
Porém, as habilidades profissionais no pós covid não significa apenas se concentrar nos quesitos que envolvem novas tecnologias, mas sim nos que referente a inteligência emocional.
Um dos exemplos seria o pensamento crítico e solução de problemas, que estão entre as habilidades profissionais no pós covid para os próximos anos, segundo o relatório Futuro do Emprego, do Fórum Econômico Mundial. O relatório também destaca que cerca de 50% dos profissionais precisarão se requalificar até o ano de 2025.
O ranking referente às habilidades do futuro, realizada de modo global, também destaca a resiliência, flexibilidade, liderança e inovação como fortes tendências para os anos seguintes, assim como apontou a pesquisa da plataforma Workana.
Habilidades de soft skills serão importantes no futuro
De acordo com o country manager da Workana no Brasil – Daniel Schwebel, a inovação tecnológica já está sendo difundida significativamente nos dias atuais, assim como um movimento pelas empresas em busca de qualificações técnicas. Assim, as softs skills será de suma importância nas habilidades profissionais no pós covid.
“Por isso, adquirir e trabalhar esses pontos citados acima é algo urgente, porque ninguém tem 100% de certeza de como será o mundo depois da COVID-19 e, por tal motivo, será preciso apostar em pessoas com habilidades pessoais que ajudem a enfrentar os desafios que toda a volatilidade e incerteza trazem.” afirma Schwebel.
No entanto, a partir disso surge uma dúvida e um grande desafio; como potencializar e trabalhar essas habilidades profissionais, considerando que diversas empresas seguirão com o trabalho remoto parcial ou integral?
Daniel comenta que, ao mesmo tempo em que a tecnologia fez surgir novas profissões e desafios, ela também pode colaborar para a requalificação ágil dos colaboradores, para assim conseguir obter as habilidades profissionais no pós covid, exigida pelas empresas.
“Desde que a atuação dos líderes ocorra com olhares voltados ao profissional, numa perspectiva professional centric, que deixa o office centric, para apostar em uma nova estrutura de baixo pra cima, que ouve as necessidades dos profissionais, as compreende e, de forma humanizada, volta seus esforços a desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores”, destaca o country manager.
Pontos importantes da pesquisa da Workana referente às habilidades profissionais procuradas
De acordo com o estudo da Workana, a plataforma destacou alguns pontos de habilidades profissionais exigidas no pós covid, como;
- Reconstruir relação de confiança entre os líderes e colaboradores, só que desta vez de forma mais empática, compreendendo quem são os colaboradores, e não apenas o papel que elas desempenham na empresa;
- Fortalecimento da comunicação dos líderes, deixando-as o mais transparente possível, para assim promover o desenvolvimento dos funcionários;
- Os gestores irão precisar orientar o trabalho dos colaboradores se baseando nos objetivos alcançados, e não apenas nas horas em que foram trabalhadas;
- A tomada de decisão deverá ser revista, devendo ocorrer de baixo para cima, para que assim seja possível levar em consideração a opinião e as necessidades das pessoas;
- Saúde física e mental dos colaboradores serão essencial no futuro;
- Oferecer aos colaboradores a possibilidade do trabalho remoto como opção, a quem preferir essa modalidade.
Fonte: Estados de Minas
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