Inegavelmente, a crise do novo coronavírus (Covid-19) obrigou toda a sociedade a se adaptar a diversas situações, principalmente em relação à forma como trabalhamos. A mudança quase repentina e forçada do trabalho local para o remoto, e as pesquisas divulgadas relacionadas aos benefícios do home-office, mostram que, possivelmente, esse novo modelo de trabalho será tendência, expondo a importância de desenvolver habilidades profissionais exigidas no pós-pandemia.
A necessidade de manter os colaboradores em home-office por um longo período, devido a quarentena e as regras de isolamento social, exigiu um esforço e adaptabilidade dos profissionais em relação ao desenvolvimento de habilidades, que até então, eram importantes, mas vistas apenas como secundárias.
Dessa forma, confira abaixo quais habilidades profissionais exigidas no pós-pandemia será importante para aprender e desenvolver.
Quais habilidades profissionais exigidas no pós-pandemia serão solicitadas?
De acordo com o relatório anual da plataforma de Freelancers – Workana, 27,5% dos trabalhadores registrados em CLT, apontam que, uma melhor organização e uma boa distribuição das tarefas a serem realizadas, são as capacidades mais importantes e requisitadas no momento atual, bem como para um futuro no qual boa parte dos escritórios serão mais “virtuais” do que físicos.
Uma das habilidades profissionais exigidas no pós-pandemia também, segundo o relatório, é a facilidade de adaptação e resiliência (20,5%), estando no topo da lista de “skills” que precisam de atenção, para que se obtenha bons resultados.
Além disso, cerca de 15,6% dos trabalhadores ressaltaram a importância de desenvolver o senso de prioridade, assim como 15,6% dos entrevistado relataram que uma maior autonomia dos profissionais é essencial para o mundo pós-pandemia.
Referente às habilidades apontadas pelos freelancers, 22,3% dos entrevistados afirmam que, a adaptação a diferentes tipos de situações é fundamental, vindo também ao topo da lista de habilidades profissionais exigidas no pós-pandemia.
Para 18,8%, a habilidade mais citada para o futuro, foi referente a geração de estratégias de vendas e marketing para a divulgação do próprio trabalho. 16,7% também apontaram que precisam aprimorar a avaliação adequada dos seus próprios serviços.
Os demais tópicos abordados e levantados pelos freelancers, referente às habilidades profissionais exigidas no pós-pandemia, são:
- Gerenciamento de tempo e de projetos, para 15,9%;
- Habilidades de negociação com o cliente (mais do âmbito cognitivo) para 12,9%;
- 9,6% falaram da importância de ter uma comunicação mais efetiva;
- e 3,8% disseram precisar trabalhar mais a autonomia para gerir o tempo, os trabalhos e a rotina como um todo.
Fonte: Você S/A – Abril
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: