Com a reabertura de empresas e do comércio em geral, é natural sentir que a normalidade está chegando. No entanto, pensar que tudo será como antes em um curto prazo, é ser ingênuo. Nem podemos ter a certeza ainda de que voltaremos à “normalidade” que conhecíamos! Portanto, é aconselhável preparar nossas empresas da melhor maneira, pensando em estratégia de branding na pandemia de covid-19, assim como já antecipando aquilo que ainda está por vir.
Há muito trabalho a ser feito, no entanto, vamos concentrar neste artigo, algo que muitas empresas não consideram – a estratégia de branding. Desde que a pandemia começou a se espalhar por todo o mundo, muitas marcas decidiram abraçar uma mensagem de esperança e otimista como sua principal estratégia de branding na pandemia de covid-19. Certamente é um toque legal, mas não é o suficiente para construir uma estratégia de branding inteira.
O mundo pós-pandêmico trará seu próprio conjunto de desafios e mudanças, muitos dos quais não podemos imaginar agora (e teremos que descobrir à medida que avançamos). Mas embora não possamos antecipá-los, certamente podemos estar mais bem preparados com base no que vimos durante a pandemia: flutuações no comportamento do consumidor, metas de ajuste rápido e estratégias baseadas em dados em tempo real.
A combinação desses tópicos que vimos na pandemia, permitirá que nos adaptemos à nova normalidade que nos espera a todos. O segredo é aprender como lidar com essas tendências e combiná-las na proporção ideal para obter uma estratégia de branding na pandemia de covid-19, funcional, tanto para o agora, quanto para o futuro. E como você pode fazer isso? Não há receita mágica, mas as sugestões a seguir podem ajudar.
Identificar padrões de dados que apontam para o novo normal
Uma das formas de elaborar uma estratégia de branding na pandemia de covid-19, que funcione tanto no presente quanto para o futuro, é pensar na identificação dos dados que apontem para o novo normal da sociedade.
Uma crise tão grande como a da Covid-19, inevitavelmente traz grandes mudanças no comportamento do consumidor, que são altamente dinâmicas. É por isso que você não pode confiar em dados de ano após ano, e até mesmo em tendências emergentes de um mês atrás. A incerteza gerada pela pandemia muda comportamentos e tendências rapidamente, e o que funcionou no mês anterior pode não funcionar hoje.
Embora você não seja capaz de prever as próximas flutuações, a análise de dados em tempo real pode ajudar a identificar tendências emergentes que podem estar se solidificando sob a superfície. Reconhecê-los o ajudará a repensar melhor a sua estratégia de branding na pandemia, para abordar os novos segmentos de seu público e os novos públicos potenciais que podem surgir com a nova normalidade.
Vá além dos dados e vise o lado humano das coisas
Outra forma de construir uma estratégia de branding na pandemia, e também para o novo normal, é ir além dos dados e ver o lado humano.
Em nosso mundo orientado por dados, sempre buscamos os insights que algoritmos sofisticados baseados em IA (Inteligência Artificial) podem nos fornecer. É a melhor maneira de analisar grandes volumes de dados e obter informações acionáveis para nossas decisões de negócios. Mesmo assim, você não terá acesso à imagem inteira usando esses algoritmos – nem mesmo se terceirizar o desenvolvimento de seu software para a melhor empresa do planeta.
Isso porque, ao falar sobre tópicos relacionados à crise, as máquinas não conseguem compreender verdadeiramente o lado humano das coisas – a ansiedade, o otimismo, as emoções em torno de tudo isso. Uma vez que os sentimentos humanos irão atravessar a nova normalidade, você deve considerá-los em sua estratégia de branding. Naturalmente, você precisa ir além da mera redação de direitos autorais, de forma que acabe abraçando os novos valores que se encaixam melhor no clima social do futuro.
Defina padrões mais elevados para sua marca
Outra estratégia de branding na pandemia de covid-19, bem como para o novo normal, é definir padrões elevados para sua marca.
Esses novos valores serão o núcleo perfeito para repensar sua estratégia de Branding. Você certamente não está surpreso com isso, pois os valores têm informado as estratégias de branding da maioria das empresas nos últimos anos. Portanto, é muito provável que, se você já está trabalhando em torno de valores socialmente conscientes, seja capaz de continuar esses esforços. Mas você precisará revisar sua estratégia para redefinir a prioridade conforme necessário.
As preocupações com a saúde e o tratamento do trabalhador certamente estarão na vanguarda das preocupações do consumidor, dessa forma, espere ver o público examinando cuidadosamente suas medidas de saúde e como você mantém seus trabalhadores seguros. Além do mais, você terá que ir além e se comprometer com causas e projetos sociais, mostrando seu envolvimento com sua comunidade e com o bem-estar geral da sociedade.
Aumente seus laços com a comunidade
Aumentar e fortalecer os laços com a comunidade também é uma forma de repensar a estratégia de branding na pandemia de covid-19, bem como no novo normal.
A pandemia afetou significativamente as comunidades locais. No nível comercial, as pessoas recorreram às localidades e lojas da vizinhança para atender às suas necessidades. Em um nível mais geral, as pessoas conectaram voluntários locais e grupos de ajuda. Ambas as coisas fortaleceram os bairros e aumentaram o senso de comunidade.
Tal impacto certamente terá um efeito prolongado sobre a forma como os consumidores vêem as empresas de todos os tamanhos – um impacto que deve informar sua marca. Como você pode tirar o máximo proveito disso? Mostrando seu envolvimento com diferentes comunidades. Se você prestar atenção, todos os outros pontos deste artigo levaram a isso: a transformação em uma empresa mais socialmente consciente que alinhe seus valores com os das comunidades nas quais está imersa.
Reflexões finais sobre a estratégia de branding na pandemia, e no novo normal
Especialistas destacam que, pandemias como esta, sempre trouxeram muitas mudanças estruturais com profundo impacto em nossas sociedades. É difícil pensar que tal coisa não acontecerá novamente. Com isso em mente, algumas das sugestões acima devem ser um bom ponto de partida para repensar sua estratégia de branding na pandemia, e também para o futuro.
O mundo pós-pandêmico certamente trará mudanças que exigirão uma nova mentalidade empresarial e uma nova forma de se relacionar com os nossos clientes, que, por sua vez, terão preocupações singulares decorrentes dessa experiência. A tecnologia pode desempenhar um papel importante na resposta das empresas, mas o fator humano acabará por ser o principal fator decisivo para o sucesso do branding no mundo pós-pandemia.
Fonte: Forbes.com
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