Com o surgimento da crise do novo coronavírus (Covid-19), muitas pessoas passaram a ficar mais em casa. No entanto, para a indústria de e-commerce, isso é considerado uma benção, em razão do crescimento das compras online neste período. Tal crescimento não se reflete apenas nas compras, dado que, durante este período, muitas empresas também estão buscando dicas de e-commerce na pandemia.
E isso não é à toa, visto que, de acordo com os dados do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, as vendas cresceram mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
Desse modo, se você é um dos milhões de varejistas eletrônicos que vendem online, você já sabe como uma força de trabalho descentralizada afetou você e sua capacidade de administrar seus negócios.
E para te ajudar a contornar essa situação, e aproveitar todas estas oportunidades, tirando o máximo proveito de cada minuto de trabalho, confira uma lista com 6 dicas de e-commerce na pandemia para sua empresa implementar.
1. Encontre o seu “zen” e tire proveito das ferramentas de equipe remota
A primeira dica de e-commerce na pandemia, é aproveitar as ferramentas de equipe remota. Trabalhar remotamente desafiou todo o mundo do trabalho a se adaptar rapidamente ao conceito de home office. Para muitos de nós, é um novo mundo cheio de desafios aos quais não estamos acostumados.
Para explicar essas mudanças, veja algumas dicas que funcionam para algumas empresas, com a sua equipe remota:
- Encontre o seu espaço “zen”. Quer seja um quarto isolado, longe de crianças e animais de estimação ou ao ar livre, à beira da piscina, você precisa estar o mais focado possível para controlar sua carga de trabalho diária.
- Considere adicionar ferramentas de equipe (se você estiver gerenciando um negócio) ou familiarizar-se com as ferramentas que sua empresa de comércio eletrônico está propondo. Ferramentas populares incluem Slack, Zoom, Teams, Google One entre outros.
2. Aumente seu orçamento de marketing de mídia social
Outra dica essencial de e-commerce na pandemia de covid-19, é aumentar o orçamento de marketing de mídia social. O uso da mídia social disparou durante a pandemia atual, à medida que as pessoas recorrem aos serviços sociais populares para se comunicarem umas com as outras e se expressarem.
Ferramentas de mídia social como WhatsApp e Facebook Messenger tiveram um aumento de 50% nos países mais afetados, enquanto outros serviços como o Twitter, tiveram um aumento de 23% no uso.
O que isso significa para as empresas de e-commerce? Você poderá aproveitar as taxas de lance menores, em anúncios pagos por clique, enquanto desfruta de uma das exposições mais fortes que você poderia esperar, ajudando você a aproveitar ao máximo cada centavo gasto em anúncios, garantindo taxas de engajamento e taxas de cliques saudáveis.
3. Aproveite os créditos oferecidos pelo Google
O Google ADS é fundamental para o comércio eletrônico, visto que é uma das principais plataformas para anunciar os produtos. Dessa forma, com certeza essa ferramenta não poderia ficar de fora da nossa lista de dicas de e-commerce na pandemia.
O Google, a plataforma de publicidade Pay per Click (Custo por clique) mais popular, ainda oferece créditos para ajudar a apoiar as pequenas empresas durante estes tempos econômicos incertos.
De acordo com a página de suporte do Google Ads: “Pequenas e médias empresas são a espinha dorsal de nossas comunidades. Eles representam cerca de 90% de todas as empresas e mais da metade dos empregos em todo o mundo, de acordo com o Banco Mundial.”
A empresa complementa dizendo que: “A COVID-19 representou um desafio particular para essas empresas, que podem enfrentar fechamentos e receitas em declínio, mesmo quando encontram maneiras de apoiar e proteger seus funcionários. O crédito de publicidade é o nosso gesto para mostrar apoio e solidariedade com essas empresas enquanto elas continuam a se envolver com seus clientes. ”
Isso é essencialmente dinheiro de publicidade gratuito que você pode usar na plataforma. Mas, para aproveitar isso e gerar mais vendas, você precisa ter uma conta do Google ADS aberta antes de fevereiro de 2020.
4. Adicione vídeos ao seu método de retargeting
Adicionar vídeos como método de retargeting também é uma ótima dica de e-commerce na pandemia, dado que o conteúdo em vídeo já é uma das mercadorias mais procuradas online.
Uma prova disso é o sucesso de plataformas como o YouTube e um novo participante, o TikTok. No entanto, muitos proprietários de comércio eletrônico não sabem que podem adicionar vídeos a suas campanhas de remarketing.
Por que adicionar vídeos a um método de retargeting? De acordo com o Google, seis em cada dez pessoas preferem plataformas de vídeo online à TV. Além disso, a pesquisa State of Video Marketing Survey de Wyzowl descobriu que 88% dos profissionais de marketing viram um retorno de 5% sobre o investimento em vídeo, em comparação com outras formas de publicidade, com 99% dos profissionais de marketing planejando usar anúncios em vídeo novamente no próximo trimestre.
5. Supere a velocidade de envio do seu concorrente
Outra fundamental dica de e-commerce na pandemia, é referente a velocidade de envio da sua empresa. A crise de covid-19, compreensivelmente, tornou o transporte marítimo bastante lento. As operadoras estão atoladas.
Eles têm poucos funcionários para preencher posições-chave, e alguns funcionários saíram porque desejam minimizar a exposição que vem com a entrega de pacotes em portas de entrada de residências ou de empresas locais. Dito isso, ainda existem maneiras de oferecer remessa mais rápida do que a do seu concorrente.
Confira abaixo algumas dicas de e-commerce na pandemia relacionada a equilibrar a sua estratégia de envio:
- Use várias opções de operadora para aumentar a velocidade.
- Ofereça aos clientes diferentes métodos de envio, mesmo que os mais rápidos custem mais.
- Não prometa demais nem entregue de forma insuficiente; seja honesto sobre o tempo que levará para ser enviado.
- Dê aos seus clientes visibilidade completa de seus pedidos, cronograma de remessa e opções de devolução.
- Por fim, certifique-se de compreender o custo real de envio.
6. Torne as devoluções o mais fácil possível
Por fim, outra dica de e-commerce na pandemia, que também merece um destaque primordial, é referente as devoluções, que precisam ser as mais fáceis possíveis neste período. As devoluções vão acontecer, e é necessário se preparar para isso.
De acordo com o UPS Pulse do Online Shopper Report, 66% dos consumidores leem sua política de devolução antes de clicar no botão “comprar”. Seja o farol de esperança para o comprador indeciso e diga a eles que você está feliz em fazer negócios com eles, mesmo que a primeira compra não dê certo.
As devoluções são parte do ciclo de vendas no e-commerce e, provavelmente são um pouco maiores durante este período de maior dependência do comércio eletrônico.
Com as dicas de e-commerce na pandemia listadas aqui, faça com que as compras em sua loja online sejam uma experiência positiva para os clientes, com transparência, visibilidade do pedido, remessa rápida, devoluções fáceis e ótima comunicação. Faça isso e você descobrirá que seus clientes ficarão encantados.
Fonte: Forbes.com
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