O Vice-Governador do estado de SP – Rodrigo Garcia – anunciou na última sexta-feira (19/03) a antecipação e a ampliação da vacinação contra a COVID-19. Com isso, os idosos de 69 anos também entraram no calendário de março, junto com o público de 70 e 71 anos de idade. A data para o início da vacinação será no dia 27 de março, dois dias antes da previsão inicial.
Este é o segundo adiantamento do cronograma de vacinação, realizado pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo no mês de março. O primeiro adiantamento foi realizada na sexta-feira, com a imunização de idosos na faixa de 72 a 74 anos, reunindo um total de 730 mil pessoas.
Segundo Garcia: “Inicialmente a previsão era de vacinar somente idosos acima de 70 anos e só a partir do dia 29. Então, antecipamos a data e também conseguimos incluir os idosos de 69 anos, ampliando a vacinação em São Paulo para quase um milhão de pessoas”.
A vista disso, é recomendado que as 910 mil pessoas desse grupo de vacinação (ou seus familiares e parentes), realizem o pré-cadastro no site do governo de SP – Vacina Já.
A realização do pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para a imunização, levando apenas cerca de 1 a 3 minutos para quem preencheu o formulário no site. Para quem não preencheu, presencialmente, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.
A ferramenta, que até o momento já recebeu 4,4 milhões de pré-cadastros, tem como objetivo agilizar o atendimento e evitar aglomerações. O agendamento não é obrigatório para receber a vacina, no entanto o cadastramento contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão.
Vacinas contra a covid-19
Com as doses da Coronavac sendo entregue continuamente ao Ministério da Saúde, o governo de SP junto com o Instituto Butantan espera que, até o fim do mês de abril, o número de imunizantes enviados ao Programa Nacional de Imunização (PNI) atinja 46 milhões de doses.
No estado de SP, de acordo com o vacinômetro, já foram aplicadas cerca de 4.991.774 milhões de doses da vacina contra a covid-19, sendo 3.718.902 milhões da primeira dose, e 1.272.872 da segunda dose.
Segundo Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria do Estado de São Paulo, o cronograma de vacinação de SP prevê que, até o dia 27 de março, o estado atinja 5 milhões e 168 mil pessoas vacinadas.
Fonte: Governo de SP | Exame.com
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: