Inegavelmente, a pandemia de covid-19 transformou o mundo dos negócios, levando todos a realizarem uma mudança profunda, adaptações e outras formas de sobreviverem. A vista disso, com todas essas alterações e responsabilidades, o nível de estresse e de trabalho aumentou para todos os funcionários, principalmente para os diretores, um dos cargos mais sobrecarregados na pandemia, no qual 40% desses profissionais relataram sentirem muito estresse neste período.
Tais dados são da pesquisa da startup Pulses, feita para avaliar o sentimento de funcionários sobre o home office e a retomada de atividades presenciais. Com 84 empresas participantes e mais de 7.600 respondentes, a startup criou um “Termômetro do Novo Normal”.
Com isso, eles conseguiram analisar uma realidade preocupante nesta crise; a alta liderança está mais estressada, sendo um dos cargos mais sobrecarregados na pandemia e com menos equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Segundo Beth Navas, co-fundadora e especialista em People Science da startup Pulses; “Além de lidar com processos, estruturas, clima organizacional e saúde dos colaboradores, os gestores também precisaram se reinventar e incorporar as recomendações sanitárias impostas, com os cuidados necessários de si e de sua família”
Desafio para a saúde mental durante a pandemia
Certamente, a pandemia de covid-19 foi um desafio para a saúde mental, acendendo o alerta sobre este problema dentro das organizações. Dessa maneira, com os funcionários afastados e a ameaça do coronavírus, a área de Recursos Humanos teve que se utilizar de pesquisas frequentes para entender como estava o clima, saúde e bem-estar da empresa.
E essas pesquisas sobre os cargos mais sobrecarregados na pandemia, como o termômetro criado pela Startup Pulses, revelaram as angústias, ansiedades e incertezas que tiram a paz dos profissionais.
Porém é necessário ver o lado positivo de tais pesquisas, visto que isso é uma nova forma de ouvir os colaboradores, fornecendo dessa maneira dados detalhados para cortar os problemas na raiz, oferecendo uma melhor experiência a eles.
Segundo Frederico Lacerda, fundador da startup Pin People (dedicada à tecnologia para medir a satisfação da mão de obra da empresa), comenta que; “O conceito de ‘experiência’ não é novo nas empresas. Há décadas elas investem na experiência dos clientes com seus produtos e serviços. A employee(funcionário) nasce daí. Só que, em vez de olhar para quem está fora da organização, aqui estamos olhando para dentro”.
Termômetro com os cargos mais sobrecarregados na pandemia de covid-19
Abaixo, você confere três gráficos, mostrando os cargos com maiores e menores níveis de sobrecarga, ansiedade e estresse no trabalho, em um período de Agosto a Outubro de 2020.
Vale destacar que os rankings estão em ordem crescente, com a nota média mais próxima de 1 indicando um nível mais intenso de sentimento. Confira;
Fonte: Exame.com
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