A crise de covid-19 fez com que diversas empresas adotassem o modelo de home-office, pegando muitas organizações desprevenidas, sem saber o que fazer ou como implantá-las eficientemente. A vista disso, a procura por dicas para engajar a equipe na pandemia cresceu significativamente, dado que muitos ainda estão trabalhando remotamente, sem uma previsão exata de quando irão voltar ao escritório.
No entanto, segundo as tendências de grandes empresas, o home-office não deixará de existir para grande parte dos profissionais, pois muitas organizações estão pensando em adotar um modelo flexível de trabalho remoto, como o modelo híbrido; em que alguns dias de semana se trabalha no escritório local, e outros em casa.
Porém, a adoção do home-office vem com muitos desafios, como a integração de novos funcionários, acompanhamento da produtividade e a eficácia de processos de brainstorming. Outro ponto fundamental também é em relação a saúde mental dos empregados, visto que esse ponto ganhou ainda mais relevância na pandemia.
Dessa maneira, para tentar contornar alguns desses desafios, a especialista em inteligência de negócios e fundadora da Wish International – Natasha de Caiado Castro, deu algumas dicas para engajar a equipe na pandemia, para que assim as empresas melhorem as experiência dos trabalhadores que estão atualmente em home office e cumprindo o isolamento social.
Experiências Híbridas
Uma das primeiras dicas para engajar a equipe na pandemia de covid-19 é pensar nas experiências híbridas.
Mesmo que o trabalho remoto distancie as pessoas fisicamente, ainda sim é possível planejar algumas atividades que promovam a socialização entre os colegas e de toda a equipe, que vão além da simples reunião virtual para bater papo.
Segundo Natasha, uma das dicas para conseguir propor essa socialização é reunir toda a equipe remotamente, enviando à residência de cada colaborador objetivos para que realizem atividades inovadoras.
Experiências Virtuais
Outra dica para engajar a equipe na pandemia é focar nas experiências virtuais. Embora não seja possível ter shows presenciais neste momento, as apresentações musicais, talk shows ou até mesmo stand-ups podem ser feitas remotamente.
Vale destacar que, os eventos corporativos de entretenimento são importantes para os colaboradores, dado que proporcionam um ambiente de descontração, integração, engajamento e maior criatividade de toda a equipe, especialmente nesta crise de covid-19.
Dessa maneira, de acordo com Natasha Castro, as companhias podem contratar alguns artistas para realizarem apresentações ao vivo para a empresa.
Gamificação
A gamificação (ou ludificação) tem se tornado uma tendência neste período de crise, sendo uma das ótimas dicas para engajar a equipe na pandemia.
A criação de um jogo virtual interativo, em que os colaboradores se tornam avatares dentro de um ambiente virtual, acaba se tornando divertido e um momento de descontração, gerando ainda uma maior humanização dentro da empresa.
A gamificação também pode ser aplicada a outros processos, bastando inspirar-se em características de propor uma história, uma jornada, desafios e vitórias
“Engage for good”
Outra dica para engajar a equipe na pandemia é realizar o “Engage for good”. A expressão traduzida para o português; ‘Engajamento para algo bom’ significa que a empresa deve reunir os colaboradores (até mesmo aqueles afastados emocionalmente), e levar todos para uma única direção, que envolve desenvolver boas ações para a sociedade.
Segundo a especialista; “A missão escolhida deve impactar o coração da equipe, que inclui pessoas que podem estar com medo e inseguras devido à pandemia. Isso faz com que o time fique engajado e, assim, encontre um objetivo em comum, já que estará ajudando a sociedade a atravessar este período difícil”.
Democratização dos canais
Por fim, ter uma comunicação democratizada, em todos os canais, também é uma das principais dicas para engajar a equipe na pandemia de covid-19.
Portanto, a comunicação realizada na empresa deverá ser feita de forma horizontal, deixando claro que os indivíduos de diferentes posições possuem o mesmo nível de importância dentro da empresa. Este é um desafio que muitos estão enfrentando atualmente, com as suas equipes em home-office.
Dessa maneira, é muito importante ficar alerta à falta de igualdade na comunicação, principalmente se parte da equipe está trabalhando presencialmente, dado que eles estão mais “presentes” e conseguem executar algumas coisas com mais facilidade.
Fonte: Exame.com
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: