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Inovação das empresas na pandemia: como a crise acelerou este processo

    inovação das empresas na pandemia

    Inegavelmente, a forma como vêm ocorrendo a inovação das empresas na pandemia de covid-19, neste curto espaço de tempo, está sendo algo único que nunca vivenciamos anteriormente.

    A inovação sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. No entanto, para se ter noção, apenas nas últimas décadas, esse processo já estava em um ritmo acelerado anteriormente.

    A criação dos primeiros computadores civis, surgiram apenas há 50 anos atrás. A internet, a 25 anos. Já os primeiros smartphones lançados no mercado, tem apenas 15 anos de existência. Esse período é relativamente curto, no entanto, o suficiente para transformar toda as nossas vidas, os nossos hábitos de consumo e até mesmo de comportamento.

    As empresas, inevitavelmente, precisaram se adaptar a estes novos cenários. E enquanto para alguns, era uma oportunidade de ouro, para outros, um prejuízo completo. Podemos citar como exemplo os Táxis.

    Se antes, precisávamos buscar na rua, ou ir até o ponto de táxi, hoje em dia isso já não é mais necessário, tendo em vista a facilidade que o Uber proporcionou. E vale lembrar que, o Uber iniciou a sua operação no Brasil apenas há cinco anos. É possível citar outras dezenas de exemplos parecidos como esse, que ilustram como a inovação têm impactado positivamente na vidas das pessoas. 

    A crise de covid-19 acelerou o processo de inovação das empresas

    Contudo, agora com a pandemia de Covid-19, esse tempo de adaptação e inovação das empresas ocorre em um período super curto, algo que jamais imaginaríamos anteriormente. 

    Todos nós fomos obrigados a ficar em casa para nos protegermos da covid-19, e o processo de inovação das empresas na pandemia, aparentemente, precisaria esperar um pouco mais, até que todos os funcionários voltassem às empresas para continuar.

    Mas a crise de covid-19 mostrou que todos estavam errados. As empresas não poderiam esperar até a pandemia ir embora para inovar, dado a questão do sucesso ou da falência de diversos negócios.

    Segundo Silvio Meira, cientista-chefe da The Digital Strategy Company, e fundador do Porto Digital (um dos principais hubs de inovação do país, em Recife), comenta que “A covid-19 acelerou tudo”.

    Em sua apresentação, através do YouTube, no “Bayer Life” – evento promovido pela empresa alemã com o objetivo de discutir a transformação digital e o futuro do trabalho – Meira comenta que, as empresas tradicionais terão que se reinventar para atingir o sucesso, através de uma transformação digital, pensando num mix de inovação digital com transformação estratégia, mas sempre pensando na experiência do consumidor, que é algo indispensável hoje em dia.

    Devido a pandemia e consequentemente a adoção do isolamento social,  sociedade já mudou seus hábitos

    De acordo com Meira “No início da pandemia, em março, 12% dos americanos faziam compras online. Hoje, são 42%. O número de pessoas que trabalhavam de casa também saltou de 5% para 23%. Mas o que chama a atenção é o fato de 80% das pessoas afirmarem que manterão essas mudanças após o fim da pandemia

    Meira também comenta que, o tempo médio necessário para que determinada pessoa adquira um novo hábito, é de 66 dias. O confinamento imposto pelas autoridades em diversas partes do mundo foi de cerca de 120 a 150 dias em casa. Esse tempo é mais do que o suficiente para que as novas tecnologias seja vista como indispensáveis para essas pessoas.

    Impacto da covid-19 nas inovações das empresas

    De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Twilio, no mês de junho, cerca de 2.500 executivos C-Level foram entrevistados a respeito dos impactos da covid-19 na inovação de seus negócios.

    Cerca de 43% dos executivos responderam que, a aceleração observada foi de um a quatro anos; Já para outros 27%, afirmaram ter conseguido avançar entre cinco e nove anos. Para 23% dos ouvintes, os ganhos em inovação foram superiores a 10 anos.

    Vale destacar que, este é um momento totalmente diferente de tudo o que já presenciamos no passado recente, que foram potencializado pelas evoluções tecnológicas atualmente disponíveis. 

    No entanto, as inovações das empresas na pandemia, ocorridas neste ano, é um caminho sem volta dentro das corporações, visto que precisarão investir cada vez mais em pessoas inovadoras para se manterem competitivas no mercado, seja com a pandemia ou sem.


    Fonte: Época Negócios

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