Quando a primeira fase da pandemia de Covid-19 surgiu no início de 2020, os tópicos sobre “como oferecer segurança aos seus funcionários” e “como trabalhar remotamente” estavam em alta. No entanto, à medida que as organizações continuavam a navegar neste período de incerteza, foi descoberto algumas outras áreas de preocupação em torno do trabalho remoto, relacionado a como motivar os funcionários em home office.
Tendo em vista que trabalhar em casa não é mais apenas uma situação temporária para muitos, organizações ao redor do mundo começaram a pensar em como conseguir manter o seu time engajado a distância, bem como manter a motivação no trabalho remoto.
Dessa maneira, como os líderes executivos, motivamos nossos gerentes e colaboradores individuais a manter a produtividade enquanto trabalham em casa? Confira abaixo 4 dicas fundamentais que você pode pôr em prática em sua empresa:
- Ajuste seus objetivos
- Use técnicas de gerenciamento de tempo
- Reconheça seus funcionários que se destacam
- Adapte sua abordagem para se comunicar com sua equipe
1- Ajuste seus objetivos
A primeira tática sobre como motivar os funcionários em home office, é mudar o estabelecimento de metas para horizontes de tempo mais curtos, de uma a duas semanas.
Isso pode significar focar em metas táticas de curto prazo ou dividir metas estratégicas de longo prazo em objetivos menores. Isso ajuda a definir expectativas claras e tangíveis que os funcionários podem visualizar concretamente.
Vale destacar que isso também pode ajudá-lo a evitar falar abertamente sobre objetivos de longo prazo, que podem ser prejudicados pelas várias recessões que enfrentamos hoje, que podem estar contribuindo para sentimentos de ansiedade entre seus funcionários.
Por exemplo, comunicar-se sobre a nova transformação digital em grande escala e cara que você pretendia realizar antes da Covid-19; Só que agora com várias advertências sobre o controle de custos de acordo com a saúde financeira da organização, não é motivador.
No entanto, o que é motivador para seus funcionários, é analisar a grande transformação em uma meta alcançável e menor; como mover o ponteiro na eficiência operacional de 1 a 2% em um fluxo de trabalho específico e um local específico na próxima semana ou duas. Isso é muito mais digerível enquanto você vai em direção à missão da organização.
2- Use técnicas de gerenciamento de tempo
A segunda tática sobre como motivar funcionários em home office, que você pode implementar agora mesmo, é a técnica Pomodoro. A técnica leva este nome em razão do cronômetro de cozinha, em forma de tomate.
Essa abordagem sugere definir um cronômetro para uma explosão de foco de 25 minutos; ou seja, desligue os navegadores da web e todas as mídias sociais, banners, alertas, etc. Depois que esses 25 minutos acabarem, faça uma pausa de cinco minutos. Então repita.
Como você pode ver, essa técnica é relativamente simples, mas bem funcional, que certamente ajudará na motivação e produtividade de seus funcionários em home office.
A técnica do pomodoro funciona bem com tarefas que exigem foco individual e também tarefas centradas na equipe. Saltar para a plataforma de videoconferência de sua escolha, para recriar a sensação de camaradagem da equipe em pessoa, pode ser replicado nos intervalos, especialmente se sua equipe estiver tentando resolver problemas. Isso não apenas aumenta a motivação individual, mas também engendra uma cultura colaborativa.
3- Reconheça seus funcionários que se destacam
A terceira tática referente a como motivar funcionários em home office, é continuar reconhecendo seus resultados de alto desempenho. É possível observar muitas discussões recentemente sobre como acomodar os funcionários e incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Embora isso seja importante, também é recomendável reconhecer e recompensar seus funcionários. Isso continua a ser um fator chave para a produtividade e dedicação, principalmente agora em home office.
Com o clima econômico atual, as recompensas que você oferece podem não ser um benefício financeiro significativo. Contudo, uma simples nota de agradecimento, reconhecimento em um fórum da empresa ou um pequeno símbolo, como um cartão-presente, pode continuar a fazer seus funcionários se sentirem valorizados e motivados.
4- Adapte sua abordagem para se comunicar com sua equipe
Por fim, a quarta tática sobre como motivar funcionários em home office, é adaptar suas abordagens de engajamento dos funcionários. Algumas organizações podem simplesmente confiar em comunicações push, e deixar a cadência e os canais de check-ins para serem gerenciados em uma base ad-hoc, por supervisores imediatos.
Contudo, à medida que continuamos navegando na pandemia, usando pesquisas de pulso, curadoria de canais de escuta aberta e a experimentação de novas formas de trabalho, torna-se mais importante para a adaptação.
Por exemplo, sentir empatia por funcionários que são pais de filhos em idade escolar e os desafios que eles enfrentam tende a ser amplamente compreendido. Mas você também pode ter funcionários com dependentes menos visíveis, como pais idosos que eles sustentam, ou funcionários sem dependentes que agora se sentem socialmente isolados e têm desafios menos visíveis e/ou menos comentados.
Continuar a solicitar e se envolver em um diálogo bidirecional, em toda a sua força de trabalho, é fundamental para sustentar a nova norma de trabalho remoto. Certamente isso também ajudará a motivar e engajar os funcionários em home office.
Em resumo, a experiência do funcionário neste ponto da pandemia, deve mudar da segurança e como trabalhar remotamente, para um foco na manutenção da motivação e da produtividade de sua força de trabalho remota.
Experimente as quatro táticas acima sobre como motivar os funcionários em home office, para conseguir mover a agulha; quebrar metas para seus funcionários em itens menores, testar uma técnica de gerenciamento de tempo, reconhecer seus funcionários de alto desempenho e prestar atenção em como você se envolve com seus colaboradores.
Fonte: Forbes.com
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: