Pular para o conteúdo
Início » Como gerenciar riscos na pandemia de Covid-19

Como gerenciar riscos na pandemia de Covid-19

    Como gerenciar riscos na pandemia

    Saber como gerenciar riscos é essencial para conseguir administrar uma empresa, visto que a administração do negócio se resume ao gerenciamento de riscos. Os riscos são geralmente problemas que ainda não se materializaram, mas que poderiam. Dessa maneira, antecipar-se a estes problemas, reduzindo a probabilidade deles acontecerem, e mitigando o impacto, é extremamente importante, principalmente nesta pandemia de Covid-19.

    Os líderes inteligentes exploram sinais no mercado e dentro de seus negócios para identificar riscos e decidir a melhor forma de gerenciá-los. Igual o que aconteceu com a crise do novo coronavírus. Desde março, todos os líderes, em todas as empresas ao redor do mundo, se concentraram em como gerenciar os riscos criado pela pandemia de Covid-19.

    No entanto, esse tipo de risco cria desafios de gestão para os líderes. Dessa forma, para facilitar um pouco mais, é útil categorizar os riscos usando uma matriz simples de dois por dois, com “grau de continuidade” em um eixo e “grau de previsibilidade” no outro. Isso cria quatro categorias: 

    • Contínuo e previsível,
    • Descontínuo e previsível,
    • Contínuo e imprevisível
    • e Descontínuo e imprevisível.

    Riscos: Contínuo e Previsível / Imprevisível

    Utilizando a matriz simples para entender como gerenciar da melhor forma os riscos na pandemia, começaremos com os eixos Contínuo e Previsível:

    Nos negócios, a maior parte da gestão concentra-se em riscos contínuos e previsíveis. As vendas trimestrais são um bom exemplo – qual é o risco de não atingir a meta de receita deste trimestre? Esse tipo de risco é contínuo porque os sinais aumentam e diminuem suavemente com o tempo. Também é previsível porque você pode colocar em prática processos que antecipem sua materialização e gerenciá-la de acordo.

    Por outro lado, o risco contínuo e imprevisível está associado a uma mudança lenta que não é reconhecida. A extinta rede de locação de vídeo “Blockbuster” notoriamente perdeu o risco emergente da Netflix, o concorrente que acabou por colocá-la fora do mercado.

    Riscos: Descontínuo e Previsível / Imprevisível

    A crise de Covid-19, por sua vez, é mais um risco descontínuo. Dessa maneira, entender este eixo irá te auxiliar para saber como gerenciar riscos na pandemia.

    O risco descontínuo implica uma mudança significativa e, portanto, um impacto potencialmente pontuado sobre os negócios, como uma rápida interrupção no mercado competitivo ou força maior.

    Quando o risco é previsível, geralmente existem processos significativos em vigor para identificá-lo e mitigá-lo rapidamente. A varredura de pessoas no aeroporto para prevenir o terrorismo, o tremendo controle do processo nas operações de uma usina nuclear e a tripla verificação da identificação em um hospital antes de administrar medicamentos são exemplos de gerenciamento de riscos, estratégias de mitigação com risco descontínuo e previsível.

    O risco da Covid-19 para os negócios era (e é) descontínuo e imprevisível. As empresas estão geralmente acostumadas a saber como gerenciar riscos contínuos e previsíveis. Eles usam sinais de sistemas de registro de dados financeiros e de clientes para discernir tendências e compará-las aos resultados esperados. 

    No entanto, os sistemas de negócios tradicionais não foram projetados para entender como gerenciar os risco descontínuo e imprevisível na pandemia; os modelos de dados são muito rígidos para se ajustar aos novos sinais criados pelo risco, limitando assim a análise de probabilidade e impacto.

    Conclusão

    O gerenciamento de risco na pandemia não funcionará se os líderes não cruzarem a lacuna do “saber-fazer”. Os líderes podem saber que existe um risco, mas por algum motivo eles não agem com rapidez suficiente para fazer as mudanças necessárias para sobreviver e prosperar. Uma das formas sobre como gerenciar os riscos na pandemia, que ajudou muitas empresas, foi quantificar o risco diretamente para que não pudesse descartar o problema ou usar a esperança como estratégia. 

    Dessa maneira, quantificar o risco em termos de probabilidade e impacto ajuda em uma ação rápida. Com um risco descontínuo e imprevisível como o Covid-19. Uma ação rápida é a única maneira de melhorar seus resultados.


    Fonte: Forbes.com

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: