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Gerenciamento de crise na pandemia de Covid-19: 6 lições aprendidas

    gerenciamento de crise na pandemia

    No início deste ano, as economias em todo o mundo caíram nas garras da pandemia. A crise global causada pela Covid-19 criou incertezas sem precedentes para as famílias e empresas. Todos nós sentimos o estresse e a ansiedade sobre um futuro ambíguo. E durante essa crise, é normal que os funcionários se sintam inseguros sobre as informações disponíveis. É por isso que é importante que os líderes de negócios sejam transparentes e organizem um plano de gerenciamento de crise na pandemia, a vista de orientar sua equipe sobre o que está acontecendo e o que está reservado para o futuro.

    As palavras e ações de um líder podem ajudar as pessoas a se sentirem seguras e a lidar com o estresse emocional e financeiro. Dessa maneira, confira 6 lições aprendidas na pandemia referente ao gerenciamento de crise, para ajudar a maximizar a satisfação e o valor para sua equipe global, ao mesmo tempo que minimiza qualquer desconforto ou interrupção que a crise de covid-19 tenha criado:

    1- Estabeleça objetivos claros

    A primeira lição sobre gerenciamento de crise na pandemia, é estabelecer objetivos claro para sua empresa. Seja claro desde o início sobre o que sua empresa pretende alcançar durante esta crise. Reajuste sua estratégia de marketing para alinhá-la com seus novos objetivos para que seus funcionários saibam exatamente o que fazer.

    Por exemplo, quando a pandemia estava no auge, o CEO da Best Buy (empresa multinacional de eletrônicos dos Estados Unidos) – Corie Barry, percebeu que o mundo do varejo estava prestes a mudar. Ela agiu rapidamente para redefinir as metas da empresa e, quando a Best Buy divulgou seus resultados do primeiro trimestre, a empresa conseguiu reter 80% de suas vendas, apesar de fechar todas as lojas físicas em todo o mundo.

    2- Use ferramentas colaborativas – e continue procurando as melhores

    Ferramentas colaborativas se tornaram fundamentais para conseguir realizar o gerenciamento de crise na pandemia de Covid-19.

    A tecnologia tornou possível a comunicação a longas distâncias. Dessa maneira, agora é a hora de utilizar com mais frequência a comunicação por vídeo chamada, e de usar e-mails para falar com os stakeholders.

    Aqui estão algumas dicas para usar as ferramentas certas para auxiliar no gerenciamento de crise na pandemia:

    • Troque documentos de trabalho e informações apenas por e-mail. Como não podemos ter reuniões internas, criar grupos de departamentos separados em plataformas como o WhatsApp, também pode ajudar a comunicar os objetivos de cada departamento de forma eficaz.
    • Para videoconferência, escolha Skype, Zoom, Google Meets ou Microsoft Teams, pois esses aplicativos se mostraram bastante úteis.
    • Para garantir a conclusão e comunicação bem-sucedidas sobre as tarefas, registre as tarefas diárias em plataformas como Google Drive, Dropbox ou planilhas.

    É preciso muita paciência e flexibilidade para usar esses aplicativos. Você deve ter em mente que as conexões com a Internet podem ser bastante vulneráveis ​​e nem todo mundo tem largura de banda para fazer login a tempo. 

    A pandemia de Covid-19 e a pressão resultante para gerenciar a carga crescente de dados, levaram os provedores de serviços de Internet a trabalhar em novas maneiras de manter o desempenho da rede. Muitos deles também atualizaram a quantidade de largura de banda que as pessoas podem comprar no mesmo pacote.

    3- Mantenha o site da empresa atualizado

    Outra forma de conseguir realizar o gerenciamento de crise na pandemia, é tentar ao máximo manter o site da empresa atualizado.

    Seja consistente na comunicação com sua equipe sobre quaisquer mudanças nas políticas de trabalho ou prazos de tarefas por meio de e-mails. Da mesma forma, mantenha os compradores, fornecedores e outras partes interessadas externas informados sobre os últimos desenvolvimentos, atualizando o site da sua empresa e a seção de perguntas frequentes.

    Lembre-se de valorizar as preocupações de seus funcionários, comunicar uma política eficaz de trabalho em casa e enfatizar o cumprimento das ordens de permanência em casa e procedimentos operacionais padrão.

    Mantenha uma seção de seu site dedicada a notícias e estatísticas sobre a Covid-19, incluindo alterações nos procedimentos de política e informações comerciais. Isso certamente ajudará a realizar o gerenciamento de crise na pandemia de forma mais efetiva.

    4- Reconheça os funcionários e faça-os sentir-se valorizados

    No plano de gerenciamento de crise na pandemia, é fundamental não se esquecer de seus funcionários, visto que eles são os pilares de sustentação de sua empresa.

    É comum que os funcionários se sintam desmotivados em tempos tão incertos. Portanto, é crucial elevar a sua moral ao:

    • Reconhecer os esforços envidados por seus funcionários. Isso irá garantir a eles que sua dedicação e trabalho árduo são valorizados.
    • Comunicar as iniciativas da empresa para lidar com a pandemia Covid-19 em todas as frentes.
    • Fornecer comunicação direcionada e orientação sobre como lidar com o isolamento social e o estresse mental resultante.
    • Ter sessões online sobre questões importantes como ansiedade, depressão e violência doméstica. É importante lembrar que a situação de trabalho em casa não é ideal para todos. Mostre seu apoio e diga a eles que podem entrar em contato, se necessário.

    Stewart Butterfield, CEO da Slack (plataforma proprietária de comunicação comercial), demonstrou esses esforços dizendo a sua equipe para se concentrar em cuidados pessoais. Sua mensagem envolvia: “Cuidem de si mesmos, cuidem de suas famílias, sejam um bom parceiro”. 

    5- Relacione-se com seus consumidores

    Outra peça fundamental no plano de gerenciamento de crise na pandemia, é referente a seus consumidores. Para manter seu negócio funcionando, é crucial alinhar os objetivos de sua empresa com os de seus clientes.

    Lembre-se das seguintes dicas em relação ao atendimento ao cliente:

    • Identifique as preocupações de seus clientes e assegure-lhes, por meio de um sistema de comunicação rápido, que sua empresa está fazendo o melhor para garantir a entrega segura e consistente de produtos e serviços.
    • Informe seus clientes sobre as medidas tomadas para protegê-los e aos funcionários da exposição ao vírus.
    • Envolva-se nas redes sociais e publique notícias no Twitter e LinkedIn para que fiquem visíveis para seus fãs e seguidores.

    6- Comunique-se com os Stakeholders

    Manter contato com os stakeholders também é essencial ao lidar com gerenciamento de crise na pandemia de Covid-19.

    Estratégias de comunicação claras com os Stakeholders garantem a consistência do negócio, pois a forma como você se comunica pode demonstrar confiança e comprometimento. Para que as empresas sejam proativas e se diferenciem, é fundamental considerar:

    • Desenvolver um plano de resposta para quaisquer questões externas que possam surgir e se preparar para oferecer soluções seguras e práticas para resolver os problemas.
    • Fornecer uma análise completa das demonstrações financeiras e decisões que impactaram os negócios.
    • Fornecer ideias de liderança por executivos de alto escalão a todos os investidores e partes interessadas para garantir que a empresa está fazendo o melhor para manter os negócios prosperando.
    • Compartilhando atualizações de terceiros dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e outras agências governamentais, e reconhecendo os esforços coletivos desenvolvidos pelas indústrias para combater esta pandemia.

    Principal lição sobre gerenciamento de crise na pandemia

    Com a pandemia global e a onda de ansiedade que se instalou, muitas organizações estão procurando fazer alterações profundas na forma como o trabalho será conduzido nos escritórios. Para garantir a força contínua de seus funcionários, essas empresas estão fazendo mudanças transformadoras na maneira sobre como se comunicam e motivam seus funcionários.

    Contar com as dicas acima referente ao gerenciamento de crise na pandemia, não apenas manterá sua equipe segura, mas também os inspirará a construir confiança, empatia e compreensão, que vai além do local de trabalho.


    Fonte: Forbes.com

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