A pandemia de COVID-19 acelerou uma série de tendências, incluindo a estratégia de Omnichannel. Ou seja, muitas empresas começaram a fazer a mudança online das operações presenciais.
De acordo com os dados da McKinsey (empresa de consultoria empresarial americana) – Quatro entre cinco pessoas experimentaram um novo comportamento de compra durante a Covid-19, como a retirada de produtos na calçada ou realizando compras através do próprio Instagram. Vale destacar que, a maioria das pessoas está planejando manter o comportamento, mesmo após o fim da pandemia.
Essa mudança para uma estratégia de vendas omnichannel durante a covid-19 – que atenda os clientes onde eles estão, tanto online quanto offline – é uma resposta importante às necessidades de mudança dos consumidores.
Para empresas físicas que buscam se adaptar às tendências de comércio eletrônico, mudar seu negócio online é um grande passo na direção certa. Dessa maneira, veja como começar a colocar sua empresa on-line durante a Covid-19, seguindo as estratégias de Omnichannel.
Por que usar a estratégia omnichannel durante a Covid-19?
A criação de um site de comércio eletrônico para sua empresa, poderá atender a vários propósitos. Ele cria uma experiência de marca consistente com sua localização pessoal (que, de acordo com a Salesforce, 75% dos clientes procuram). Um site de comércio eletrônico também permite que você exiba seus produtos e serviços da maneira que desejar, reúna informações de clientes e gere fidelidade entre eles.
Certamente, os consumidores querem a liberdade de comprar da maneira que se sentem mais confortáveis, que para muitas pessoas, isso significa realizar as compras online. A National Retail Federation (uma das maiores associações comerciais do mundo) descobriu que as vendas online e outras vendas fora da loja aumentaram 20% por cento desde o ano passado.
Comece a vender online e aplicar a estratégia de Omnichannel na Covid-19
Uma boa notícia é: você não precisa de habilidades técnicas para começar (apesar de serem importantes para futuras implementações) – e criar um site é uma grande mudança para sua empresa. Dessa maneira, confira abaixo algumas opções
Venda com um site:
- Se você ainda não tem um site, crie uma loja online simples para seus produtos e serviços. Há diversas opções no mercado!
- Se você já tem um site, conecte alguma ferramenta de comércio eletrônico, para auxiliar nos pagamentos online de seus clientes.
Venda por e-mail: Você pode enviar e-mails aos clientes com links de checkout incluídos. Ou seja, sabe aquelas pessoas que adicionam itens no carrinho de compras, mas não finalizam? Você pode encaminhar diretamente uma mensagem para eles concluírem a compra!
Venda no Instagram: Crie postagens compráveis de seus produtos no Instagram.
Vale lembrar que, a estratégia de Omnichannel se baseia na estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre o online e offline, aprimorando dessa maneira a experiência do cliente.
Configure e ajuste como será realizado as operações
Antes que os clientes possam começar a fazer pedidos, você precisará configurar sistemas para ajudar a gerenciar o estoque, embalagem, remessa, coleta e / ou entrega. Você também precisará de uma estratégia de varejo omnichannel, que inclua os seguintes itens:
- Inventário online: Vender online e offline pode alterar suas práticas de inventário. Sua estratégia de gerenciamento de estoque deve incluir novas melhores práticas omnichannel durante a covid-19, para que seu estoque na loja e online estejam sempre sincronizados.
- Coleta, envio e devolução: Vocês oferecem frete grátis? Como você lidará com o retorno ocasional inevitável? Tenha um plano para garantir que os clientes tenham uma experiência positiva do início ao fim, independentemente de onde comprem de você. A estratégia de omnichannel na covid-19 dependerá muito da experiência do consumidor.
- Opções de entrega e coleta: Se você for um restaurante ou empresa de varejo com clientes locais, poderá adicionar opções de entrega ou coleta locais. Você também pode adicionar frete fora de sua área local, se optar por enviar fora de sua região/bairro.
- Equipe: Seja você trabalhando sozinho ou com uma grande equipe, quem irá gerenciar e atender aos pedidos online? Você pode precisar contratar funcionários para assumir o trabalho extra ou pode precisar treinar sua equipe existente em novos procedimentos de atendimento.
Seja criativo
Conforme evidenciado em 2020, adaptação e flexibilidade são as peças centrais para conseguir prosperar. À medida que você adiciona mais recursos de comércio eletrônico, não tenha medo de tentar novas maneiras de operar (como a estratégia de omnichannel na covid-19). Peça a sua equipe para trabalhar de uma maneira diferente ou atualize sua oferta de produtos.
Vale destacar que, caso você tenha adotado a estratégia de omnichannel durante a covid-19, e como resultado, mudado as suas operações online, é importante que seus clientes saibam onde encontrar você. A vista disso, divulgue através de email marketing, mídia social, programas de referência ou até mesmo placas físicas em sua loja. Os clientes existentes são mais propensos a dar uma chance à sua loja online, uma vez que eles já têm experiência com o seu negócio.
Encontre seus clientes onde eles estão
Embora a criação de um site como um hub para o seu negócio seja importante, a escolha de qual canal você deseja ter uma presença online é com você. Pode ser um perfil de empresa no Google ou uma página integrada do Instagram com postagens compráveis.
Onde quer que você decida estar, lembre sempre realizar atualizações desse canal, e analisar sites e perfis sociais regularmente, para que os clientes sempre saibam o que você está vendendo e onde encontrá-lo.
Fonte: Forbes.com
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