Depois de passar por momentos de mudança de vida, como uma crise econômica associada a uma pandemia global, os consumidores naturalmente mudarão suas prioridades e interesses, o que por sua vez afetará como e em que gastam seu dinheiro. Dessa maneira, tendo em vista as mudanças do comportamento do consumidor no pós pandemia, muitas empresas serão forçadas a desenvolver novas estratégias de engajamento do cliente.
Esses padrões em evolução representam um desafio para os profissionais de marketing identificarem instâncias para manter as oportunidades vivas com mensagens personalizadas ao consumidor.
A vista disso, algumas das perguntas típicas que os departamentos de marketing devem fazer, para conseguir se adaptar ao comportamento do consumidor no pós pandemia, são:
- Como devo ajustar a segmentação de meus consumidores?
- Qual é o valor vitalício do meu consumidor agora?
- Qual é a melhor abordagem para reinvestir em meus consumidores?
- Como devo comercializar para os consumidores sem ser insensível?
Para responder a essas perguntas e conseguir se ajustar ao comportamento do consumidor no pós pandemia, você precisará reavaliar todos os seus consumidores e redefinir suas personas. E para fazer isso, é importante entender o impacto da recessão sobre o estilo de vida, o comportamento e os gastos das pessoas.
Definindo Novos Segmentos de consumidores
Para que você possa identificar o comportamento do consumidor no pós pandemia, é necessário primeiro monitorar sua base de consumidores, e como elas reagem diariamente às notícias, stories e mídias sociais.
Você pode avaliar essas reações e pontuá-las junto com informações publicamente disponíveis, sobre renda e desemprego por localização geográfica, para reforçar seu modelo. Esse monitoramento pode fornecer métricas sentimentais e financeiras claras para atualizar o valor da vida do consumidor.
Depois de entender os interesses, preocupações e ações de seus clientes-alvo, você pode criar personas distintas e avaliar a quantia certa para investir em cada categoria para gerar um ROI. Você deve basear os segmentos em estilo de vida, faixa de renda, questões de saúde, emoções e mandatos de distanciamento social e comercializá-los de acordo.
3 Características de comportamento
O comportamento do consumidor no pós pandemia, pode ser categorizado com base em três características de comportamento:
- Ficar em casa: Tem medo de interação social e depende de canais digitais.
- Proceda com cautela: São seletivos em relação às atividades e reage a encontros sociais seguros.
- Viva e deixe viver: Pessoas que voltaram ao normal e vivem como se nada tivesse acontecido.
4 Segmentos diferentes de estilo de vida
Além disso, um consumidor pode se enquadrar em quatro segmentos diferentes de estilo de vida:
- Pegar no freio: Uma pessoa neste segmento com a característica “ficar em casa” pode gastar apenas com o necessário. Essa mesma pessoa com o traço “proceda com cautela” ou “viva e deixe viver” pode procurar itens e atividades grátis ou com desconto.
- Sofrido, mas paciente: uma pessoa neste segmento com o traço “ficar em casa” provavelmente irá procurar ofertas online para economizar o máximo possível. Ou, combinado com o traço “prossiga com cautela”, essa pessoa pode pesquisar para economizar o máximo possível, enquanto alguém com o traço “viva e deixe viver” tem mais probabilidade de gastar tudo o que tem em itens com desconto enquanto economiza para “dias difíceis”.
- Confortavelmente bem de vida: Aqueles neste segmento com o traço “ficar em casa” tendem a comprar online quaisquer itens ou atividades de interesse, enquanto aqueles com o traço “proceda com cautela” só comprarão produtos e serviços de fornecedores que promovem a segurança em seus protocolos. Uma pessoa desse segmento com o traço “viva e deixe viver” está pronta para gastar e cair no chão sem preocupações.
- Vivendo o presente: Os clientes deste segmento vão comprar produtos ou serviços sem pensar nas consequências de não ter nada amanhã e preferem viver o dia a dia do que fazer ajustes – independentemente da sua característica.
Essa estratégia para identificação do comportamento do consumidor no pós pandemia é eficiente para segmentar e conseguir ajustar os seus produtos e serviços. No entanto, se você não tiver um mecanismo de criação de perfil, esse processo pode ser demorado e exigir muito trabalho manual. Uma abordagem mais eficiente seria contar com mecanismos de recomendação de marketing para complementar uma plataforma de CRM.
O que é um mecanismo de recomendação de marketing?
Os mecanismos de recomendação de marketing garantem que os perfis dos consumidores sejam atualizados regularmente, para ajudar a identificar novas oportunidades de envolvimento e comunicação com o consumidor, assim como impulsionar o crescimento. Na estratégia mencionada acima, o mecanismo de recomendação de marketing poderia colaborar muito para ajudar a identificar o comportamento do consumidor no pós pandemia.
Tais mecanismos usam aprendizado de máquina (machine learning), algoritmos avançados e processamento de linguagem natural para entender seus consumidores e fornecer soluções de negócios precisos, para impulsionar a aquisição e o envolvimento do cliente.
Essa plataforma visa ajudar os profissionais de marketing a identificar os clientes certos na hora certa, o conteúdo certo para o público-alvo, o orçamento ideal para gerar lucro incremental e, por fim, o valor de vida útil atualizado do consumidor.
Como o valor dos consumidores podem evoluir diariamente, os mecanismos de recomendação de marketing são projetados para revisitar a avaliação com frequência para garantir que quaisquer mudanças no estilo de vida, gastos e comportamentos sejam considerados ao recomendar uma oferta específica para um cliente.
Dado o clima atual, um mecanismo de recomendação bem-sucedido deve oferecer ajustes específicos para se adaptar ao comportamento do consumidor no pós pandemia. Entre as considerações, definir seus clientes e agrupá-los de acordo com suas personas atuais é fundamental.
Impulsionando os valores no “novo normal”
Ao segmentar consumidores com atributos comuns e alavancar esses segmentos como variáveis no mecanismo de recomendação de marketing, os profissionais de marketing agora podem obter recomendações sobre tipos de ofertas, mensagens direcionadas e taxas de resposta em potencial por clientes dentro da localização, idade e valor.
Mais do que nunca, as empresas precisarão investir na experiência do consumidor, por meio da personalização, isto é, levando em conta o comportamento do consumidor no pós pandemia, para assim gerar receita.
De acordo com um estudo conduzido pela Evergage, 88% dos profissionais de marketing dos EUA “perceberam um aumento mensurável nos resultados de negócios” devido aos programas de personalização, com 53% “relatando um aumento superior a 10%.”
Ao vincular ofertas a consumidores potenciais e existentes, com base em suas personas definidas, as empresas podem reduzir seus custos de marketing, criar melhores conexões e gerar valor mensurável. Eles também podem obter uma compreensão do fluxo esperado de receita com desconto, atribuir um novo valor de vida do consumidor e calcular um valor de reinvestimento que pode gerar lucro incremental.
Com um mecanismo de recomendação de marketing, as oportunidades de impulsionar o crescimento são infinitas, oferecendo aos profissionais de marketing uma maneira de pensar de forma criativa sobre como incentivar os clientes. Ao investir em ferramentas que fazem recomendações com base em dados e comportamento do consumidor no pós pandemia, você pode aumentar não apenas a satisfação do cliente, mas os lucros gerais.
Fonte: Forbes.com
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