Pular para o conteúdo
Início » Transformação digital na pandemia de covid-19: 5 dicas para acelerar o processo

Transformação digital na pandemia de covid-19: 5 dicas para acelerar o processo

    transformação digital na pandemia de covid-19

    Nos últimos meses, a crise do novo coronavírus foi considerada a força motriz que lidera a transformação digital na pandemia de covid-19 para muitas empresas. Organizações que ainda não buscavam inovação digital, foram empurradas para a arena digital e forçadas a fazer mudanças rápidas. 

    Independentemente de como parecia sua estratégia em 2020, os líderes de hoje estão gerenciando um ritmo acelerado de mudança, à medida que todos buscam atender aos clientes de novas maneiras.

    Para Kamila Chytil, diretora de operações e líder dos negócios digitais da empresa americana de transferência de dinheiro – MoneyGram – a jornada de transformação digital começou bem antes da Covid-19. 

    Chytil explica que, 4 anos atrás, foi realizado uma reestruturação dos processos e estratégias de atendimento ao cliente, com uma mentalidade de startup e abordagem ágil. Esse trabalho fez com que a MoneyGram estabelecesse uma base sólida, que permitia se ajustar rápidamente à medida que o comportamento do cliente mudava cada vez mais online.

    Dessa maneira, em Julho de 2020, o negócio digital construído direto ao consumidor, teve um crescimento de transações de 126% em comparação com o ano anterior. Além disso, a digitalização das operações de back-office permitiu à empresa atingir mais de $ 150 milhões de dólares em economia de eficiência anualmente. Chytil afirma que, nada disso teria sido possível sem vários elementos fundamentais.

    Dessa maneira, com base na experiência da Kamila Chytil, quer você administre uma pequena empresa, ocupe uma função de liderança em uma grande empresa multinacional ou faça parte da equipe de tecnologia de sua organização, esperamos que essas 5 dicas para acelerar o processo de transformação digital na pandemia de covid-19 ajudem sua organização a sair da crise mais forte. 

    1. Defina as expectativas: a transformação digital na pandemia de covid-19 é complicado

    As transformações digitais são um grande empreendimento. Em uma época de gratificação instantânea e glorificação das histórias de sucesso da noite para o dia, é importante definir expectativas de que as transformações bem-sucedidas levam tempo. Isso acontecerá passo a passo, tijolo a tijolo, ou no caso do universo digital: “bit a byte”.

    Para ter sucesso na transformação digital na pandemia de covid-19, os líderes devem definir expectativas desde o início com todos, desde o conselho de administração e investidores até os funcionários e clientes, de que as transformações serão complicadas. 

    Líderes de transformação fortes apresentarão a visão geral e o estado futuro do que a transformação digital permitirá e, em seguida, dividirão os estágios da transformação em roteiros detalhados e digeríveis.

    2. Estabeleça um proprietário claro, mas não o coloque em uma ilha

    Mesmo que a transformação digital na pandemia de covid-19 seja considerado esforços multifuncionais, elas devem ser centralizadas sob um líder com um amplo mandato, orçamento e estrutura de equipe que possa alinhar prioridades globais em meio a tarefas concorrentes. Ter um único proprietário também permite uma abordagem mais ágil para mudar rapidamente conforme o ambiente muda.

    Muitas empresas aprendem da maneira mais difícil, tendo várias pessoas encarregadas dos esforços digitais, o que cria confusão e disputas desnecessárias. Da mesma forma, ter um líder, mas separá-lo completamente do resto da organização é fácil, mas também um erro

    Novos processos tornam-se duplicatas de processos mais antigos, pois a reengenharia é mais difícil do que começar do zero. Consequentemente, os clientes e departamentos não podem migrar facilmente para os novos processos, o que na verdade cria um custo adicional de manutenção de várias versões de sistemas e processos.

    Portanto, ter um proprietário, com várias áreas de responsabilidade – herdadas e novas – garantirá o melhor equilíbrio entre velocidade, custo e mudança real dentro da empresa.

    3. Não deixe nenhuma parte da organização intocada pelo digital

    A verdadeira transformação digital na pandemia de covid-19 considera todas as partes da organização. Esta não é apenas uma iniciativa do departamento de TI. Mais do que adotar tecnologias de última geração, como inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning), as transformações digitais mais bem-sucedidas têm uma abordagem abrangente – desde a migração para a nuvem até a eliminação do papel em todos os processos, até a criação de modelos de negócios totalmente novos.

    Esse tipo de mudança em larga escala requer compromisso e colaboração entre as funções. É um trabalho árduo, mas, no final, produz uma organização unificada e ágil, em vez de um conglomerado desarticulado de ofertas digitais e “upgrades” de back-office.

    4. Seja implacavelmente centrado no cliente

    As empresas que executaram a transformação digital na pandemia de covid-19, e teve sucesso, o fizeram com uma mentalidade centrada no cliente. 

    Tudo – desde melhorias de produto a novas ideias, programas de fidelidade a campanhas de marketing – precisa começar com o cliente. Dessa maneira, considere como criar com eficácia junto com seu cliente, incorporando seus comentários em cada etapa do processo. Teste ideias com os clientes para obter feedback objetivo antecipadamente e se esforce para remover o filtro interno da empresa que pode, sem saber, conduzir produtos e soluções para o caminho errado.

    5. Mantenha uma cultura de experimentação

    Ter uma cultura de experimentação é essencial na transformação digital na pandemia de covid-19.

    Seja um novo modelo de negócios ou uma nova maneira de fazer as coisas, as transformações digitais exigem conjuntos de habilidades inovadoras em toda a organização. Líderes de transformações eficazes criam uma cultura em que as equipes são incentivadas a experimentar novas idéias e abordagens inovadoras para identificar o que funciona melhor antes de comprometer recursos a longo prazo. 

    Muitas vezes, um decreto para fazer algo diferente é necessário para que as equipes realmente pensem fora da caixa, já que a maioria das pessoas não gosta de mudanças e muitas vezes gravita em pequenos ajustes em vez de um verdadeiro redesenho. Para melhor promover a cultura de experimentação, os líderes precisam encorajar os resultados dos testes A / B, criar forças-tarefa multifuncionais e elogiar publicamente os indivíduos que tentaram algo diferente, mesmo que não tenha funcionado.

    Por fim, onde quer que você esteja em sua jornada de transformação digital na pandemia de covid-19, essas cinco dicas podem permitir mudanças bem-sucedidas e gerar resultados reais, mesmo diante de um cenário um pouco bagunçado. 


    Fonte: Forbes.com

    Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: