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Comunicação virtual em tempos de pandemia é vital para empresas

    comunicação virtual em tempos de pandemia

    Quando os impactos da covid-19 se alastrou no país, grandes e pequenas empresas foram forçadas a realinhar prioridades e reconfigurar os planos corporativos para possibilitar o trabalho remoto, tendo em vista que, neste modelo de trabalho, a comunicação virtual em tempos de pandemia é essencial para as empresas.

    E com a duração da pandemia e o escopo de seus efeitos de longo prazo ainda incertos, as empresas em todo o mundo estão enfrentando um teste sem precedentes de sua resiliência.

    Contudo, uma coisa é certa: a comunicação virtual em tempos de pandemia, seja no presente ou no futuro, continuará sendo uma ferramenta necessária para facilitar o trabalho remoto. E, à medida que as empresas antecipam as necessidades futuras dos funcionários, interessados ​​e consumidores, isso continuará sendo um componente crítico de um modelo de negócios resiliente.

    Tanto no curto quanto no longo prazo, veremos empresas com visão de futuro alavancando ferramentas de comunicação virtual para apoiar os seguintes objetivos:

    1. Facilitar a comunicação aberta e transparente

    Referente às ferramentas de comunicação virtual em tempos de pandemia, elas oferecem a vantagem de aumentar a abertura e a transparência, tanto interna quanto externamente. Em reuniões de negócios, ferramentas de vídeo conferências conectam os funcionários diretamente com a liderança, permitindo até que tenham um vislumbre de suas vidas cotidianas – animais de estimação peludos, crianças entre outros.

    Essa comunicação virtual em tempos de pandemia, feita de forma direta, nivela o campo de jogo; a liderança parece mais visível e disponível, e os funcionários agora têm a oportunidade de se envolver e ter suas vozes ouvidas por meio de reuniões virtuais ou mensagens de vídeo. Além disso, as empresas podem se conectar com seus clientes em um nível mais pessoal, por meio do envio de mensagens de vídeo retiradas de suas próprias casas, diretamente em sites de mídia social como Twitter e LinkedIn.

    2. A comunicação virtual em tempos de pandemia fornece canais flexíveis e adaptáveis

    A pandemia criou uma série de desafios e obstáculos imprevistos para as operações comerciais. Os restaurantes mudaram de modelos de jantar para viagem; colegas de trabalho deixaram para trás seus escritórios para trabalhar remotamente, na segurança de suas casas; os organizadores de conferências e eventos se esforçaram para reimaginar grandes encontros pessoais como eventos virtuais. Estes são apenas alguns exemplos das muitas maneiras como as empresas se adaptaram aos tempos.

    Dessa maneira, as ferramentas de comunicação virtual em tempos de pandemia, podem ser usadas pelas empresas como novos canais para conduzir negócios e atingir seus públicos-alvo, seja isso significa mudar de reuniões pessoais para videoconferências, permitindo ferramentas de chat colaborativo para apoiar equipes que trabalham remotamente ou encontrar outras maneiras criativas de se adaptar.

    3. Enriquecer e apoiar experiências de trabalho remoto

    Muitos funcionários estão trabalhando remotamente pela primeira vez em suas carreiras, o que pode ser um ajuste significativo. Felizmente, as ferramentas de comunicação virtual em tempos de pandemia, oferecem às empresas diversas maneiras de garantir que os funcionários não estejam apenas equipados para trabalhar remotamente, mas também se sintam confortáveis ​​para fazê-lo.

    Além do benefício da segurança, de permitir que as empresas reduzam a exposição potencial de seus funcionários à Covid-19, as empresas podem usar a comunicação virtual para apoiar o desenvolvimento profissional, aumentando a flexibilidade de trabalho, facilitando a colaboração, capacitando funcionários introvertidos por meio de iniciativas focadas na inclusão e aumentando a produtividade.

    4. Planejar um futuro resiliente

    A Covid-19 deixará uma marca permanente no mundo dos negócios. Embora a pandemia tenha testado empresas, comunidades e indivíduos de maneiras extremas, com adversidades imprevistas, ela também introduziu uma nova maneira de conduzir os negócios e, em última análise, posicionou as empresas para se prepararem melhor para crises futuras.

    Em questão de meses, as empresas em todo o mundo rapidamente se adaptaram, aceitaram e aprenderam trabalhando em um ambiente virtual. Empresas de todos os tamanhos adotaram as ferramentas de comunicação virtual em tempos de pandemia para facilitar o trabalho remoto. Além disso, elas também revisaram seus planos de continuidade de negócios e estratégias de longo prazo através de uma nova lente.

    Como a pandemia nos mostrou, é importante que as empresas se concentrem em áreas críticas de continuidade de negócios, como: 

    • Atualização dos planos de contingência para possíveis interrupções da cadeia de suprimentos,
    • Realização de preparações em nível de sistema
    • E garantia do suporte necessário em toda a organização.

    E referente às ferramentas de comunicação virtual em tempos de pandemia, elas podem ser usadas para ajudar os líderes a conduzir essas conversas importantes.

    Nos próximos meses, empresas experientes e estratégicas continuarão a avaliar suas prioridades e metas sob uma nova luz. Com as estratégias e abordagens certas, as empresas podem se posicionar para prosperar, apesar da incerteza.


    Fonte: Forbes.com

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