Todos nós estamos cientes agora da mudança do comércio físico para o digital, que aconteceu como resultado da pandemia Covid-19. Essa tendência já estava progredindo antes da crise de covid-19, mas a pandemia acelerou a transição para o comércio digital, dando alguns indícios de como se preparar para o pós pandemia, principalmente para pequenos comerciantes.
Nos Estados únidos, um relatório recente da UBS (empresa de serviços financeiros) previu que o comércio eletrônico aumentará para 25% das vendas no varejo dos EUA, um salto de 15% em 2019.
O fechamento de pequenas empresas também é um outro sintoma da pandemia do novo coronavírus. Um relatório da McKinsey (empresa de consultoria empresarial americana) estima que, antes de contabilizar a intervenção, 1,4 milhão a 2,1 milhões de pequenas empresas poderiam fechar permanentemente como resultado dos primeiros quatro meses da pandemia.
Esses dados nos dão uma indicação do que pode acontecer e como se preparar para o pós pandemia. No entanto, a verdade é que não há bola de cristal que nos diga quando isso vai acabar e qual será o impacto de longo prazo nos hábitos de consumo do consumidor.
A melhor maneira dos pequenos comerciantes se prepararem para o mundo pós-pandemia é renovar sua infraestrutura para uma que permita flexibilidade. Dessa maneira, confira abaixo três maneiras de como se preparar para o pós pandemia, para que sua empresa possa superar os obstáculos e prosperar para o que vier a seguir.
1- Repense sua experiência omnichannel
Repensar e adaptar a experiência no omnichannel é uma dica sobre como se preparar para o pós pandemia de covid-19.
Omnichannel não é um conceito novo, mas é uma prática que poucas pequenas empresas dominaram. Embora algumas pequenas empresas tenham alcançado uma estratégia omnicanal ao colocar a experiência física online, a próxima fase dessa abordagem envolve levar as mais recentes inovações digitais para a loja, fechando o círculo da experiência.
Por exemplo, trazer carteiras digitais para um ambiente de loja. Quando usadas em um ambiente físico, as carteiras digitais fornecem aos consumidores a mesma experiência com a qual estão acostumados quando fazem compras online. Isso inclui cartões de débito e crédito, saldos armazenados ou até métodos inovadores, como pagamento com recompensas.
Ao contrário de uma carteira física, as carteiras digitais também têm o potencial de fornecer aos consumidores ofertas de compras e validar se eles estão obtendo o melhor preço por um item – tudo em tempo real. Essas melhorias criam uma experiência de compra positiva que pode fazer com que o cliente volte sempre, sendo uma ótima maneira de como se preparar para o pós pandemia.
Outros exemplos de experiências omnichannel
Um dos benefícios mais oportunos e relevantes das ferramentas digitais, em um ambiente físico, é a capacidade de oferecer uma experiência sem toque. Isso tem tem sido uma preocupação crucial para funcionários e clientes, sendo também um ótimo exemplo quando pensamos em como se preparar para o pós pandemia.
Várias tecnologias sem toque vêm à mente imediatamente, como; Apple Pay, Google Pay e cartões de crédito “contactless” – que é só aproximar e pagar.
Outra tecnologia que entrou e saiu da vida dos consumidores na última década, e que veio para ficar, são os códigos QR. A adoção de códigos QR por muitos países da Ásia provou sua validade. Eles não apenas permitem transações seguras e sem contato, mas também podem criar a fidelidade do cliente e impulsionar a recompra. Dessa forma, os códigos QR certamente deverão ser levados em consideração quando pensamos em como se preparar para o pós pandemia.
Outro exemplo é a experiência de receber um anúncio online, que recomenda a você opções de roupas com base em compras anteriores, o que logo se tornará uma realidade na loja.
O consumidor poderá entrar em uma loja de varejo onde o estilista saberá que comprou duas camisetas iguais e, com isso, poderá fazer uma sugestão de calça para combinar com elas.
Para que as pequenas empresas permaneçam relevantes, elas precisam rever como estão combinando os mundos online e físico.
2- Ajude seus clientes a economizar dinheiro e gerenciar seus gastos
Isso pode parecer contra-intuitivo para uma empresa, mas você não pode ignorar que a “economia de custos” é a prioridade dos consumidores no momento. Vale destacar que, essa adaptação certamente será necessária quando pensamos em como se preparar para o pós pandemia.
Inegavelmente, um número esmagador de consumidores estão precisando de dinheiro, e essa necessidade não acabará no próximo ano. O Congressional Budget Office (Agência governamental dos EUA), divulgou recentemente a sua previsão de 10 anos, que prevê que a taxa de desemprego, ao menos nos EUA, não se recuperará na próxima década.
Dessa forma, pense em como você pode ajudar seus clientes a administrar suas finanças, para se preparar para isso com opções de crédito responsáveis, a oportunidade de pagar da maneira que for mais fácil para eles, ofertas de compras e muito mais.
Oferecer crédito responsável não só ajudará os clientes a administrar suas finanças, mas também ajudará você a criar fidelidade e aderência ao cliente – fazendo com que seus clientes voltem sempre.
3- Conte com sua rede de contatos
Por fim, outra maneira de como se preparar para o pós pandemia, é contar com os parceiros com os quais você já trabalha, como; serviços de marketing por e-mail, logística da cadeia de suprimentos, parceiros de pagamento etc. Reorganizar sua empresa para atender às mudanças de comportamento do cliente pode parecer assustador, mas você não precisa fazer isso sozinho.
Você também não precisa encontrar todos os novos fornecedores com pressa. Comece perguntando aos seus parceiros e fornecedores existentes como eles podem ajudar a enfrentar novos desafios. Você pode se surpreender ao saber que eles têm uma solução pronta para o uso que pode ajudar. Como alternativa, eles podem estar dispostos a criar algo personalizado com base na demanda de outros clientes.
Este é o momento em que consultores e parceiros são valiosos. Eles têm a vantagem de trabalhar com várias empresas diferentes e podem compartilhar conhecimentos e percepções sobre o que estão vendo em sua carteira de clientes.
Pensar em como se preparar para o pós pandemia pode ser difícil, e algumas vezes até mesmo assustador, mas não é necessário entrar em pânico. Com planejamento, todas as peças podem se encaixar no final, fazendo a sua empresa poderá prosperar!
Vale ainda destacar que, todas as dicas listadas acima tem algo importante em comum, que é a Flexibilidade. Embora possamos fazer algumas previsões muito bem pesquisadas sobre o que o futuro reserva, só o tempo dirá. Portanto, reavaliem seus processos e ajuste o curso para preparar seus negócios para o futuro!
Fonte: Forbes.com
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