Pular para o conteúdo
Início » Comportamento do brasileiro na pandemia mudou, segundo pesquisa

Comportamento do brasileiro na pandemia mudou, segundo pesquisa

    comportamento do brasileiro na pandemia

    Comportamento do Brasileiro na Pandemia: 96% dos entrevistados irão manter hábitos de higiene adquiridos na pandemia

    Devido ao aumento no número de casos e de óbitos em decorrência a Covid-19 no Brasil, diversos pessoas passaram a ficar ainda mais preocupados com a doença, refletindo consequentemente no comportamento do brasileiro na pandemia.

    Isso é o que mostra uma pesquisa online, realizada pelas áreas de pesquisa e inteligência de mercado da Globo, mostrando que 88% dos brasileiros estão preocupados com a crise sanitária, e 62% afirmam que estão com medo de perder o emprego atual.

    O estudo referente ao comportamento do brasileiro na pandemia, nomeado como: Panorama Covid 19, foi lançado em evento online, nesta segunda-feira (03/08), com o objetivo de entender os impactos da Covid-19 no Brasil, principalmente referente a percepção e comportamento da população sobre o isolamento social em todas as regiões do país.

    Estudo sobre o comportamento do Brasileiro na Pandemia de Covid 19

    De acordo com a apresentação do Vitor Vasconcelos, diretor de inteligência de Mercado da Globo, o estudo é dividido em fases, mostrando o sentimento da população ao longo das semanas.

    Na primeira fase da análise do comportamento do brasileiro na pandemia, quando a Covid 19 chegou ao Brasil, o contágio com o vírus e o desabastecimento dos mercados estavam entre as principais preocupações dos brasileiros.

    Já nas semanas seguintes, houve uma procura maior por informação sobre a doença, bem como assuntos relacionadas a saúde mental.

    Segundo Giani Scarin, gerente de pesquisa & insights da Globo: “Se por um lado vimos que o brasileiro estava extremamente preocupado com a pandemia, também procuramos entender as estratégias das pessoas para buscar momentos de leveza. Descobrimos que a pandemia também trouxe alguns aspectos positivos e interessantes”

    Estes aspectos positivos do comportamento do brasileiro na pandemia, é refletido no aumento do tempo de convivência familiar, visto que o estudo mostrou que 81% dos brasileiros estão buscando ter um estilo de vida mais saudável, e 96% declararam que vão manter os hábitos de higiene que adquiriram durante o período de isolamento social.

    Vale destacar que, a pesquisa também mostrou o aumento na procura por conteúdos relacionados a temas, como humor, saúde e bem-estar.

    Hábitos de compra e futuro pós-covid

    Os dados do estudo sobre comportamento do brasileiro na pandemia também mostrou que, a crise de Covid 19 fez com que as pessoas mudassem os padrões de consumo, na primeira semana do isolamento social. No período, 76% dos entrevistados declararam estar economizando por achar que sua situação financeira poderia piorar após a pandemia.

    Além disso, o estudo revelou que, o brasileiro passou a fazer mais compras online durante o isolamento. De 1500 entrevistados, 90% afirmaram que usaram o e-commerce. Destes, 37% afirmaram que estão comprando online mais do que antes da pandemia.

    Scarin comenta que: “A conveniência, o frete grátis e a busca por preços mais competitivos serão responsáveis por fazer essa conversão digital dos hábitos de compra dos brasileiros”

    Em crise, o varejo também passa por um momento de ressignificação, de acordo com a executiva. “O varejo tradicional está sendo reavaliado”, diz Giani. “As pessoas terão um olhar mais racional na hora de comprar, priorizando lojas com um menor número de pessoas, que sejam mais perto de casa, com preços acessíveis e que cumpram as medidas de higiene.”


    Fonte: EpocaNegócios